quarta-feira, 9 de março de 2011

Alimentos que Ajudam na Limpeza do Organismo


Escolha os alimentos mais adequados para desintoxicar-se depois de um feriado prolongado, com muitos excessos à mesa.


O consumo elevado de álcool e comidinhas hipercalóricas são algumas das consequências da alimentação irregular dos feriados.
Tudo isso envolve uma série de desequilíbrios nutricionais. E é por isso que, começando o ano (de verdade) em março, precisamos voltar aos bons hábitos, e de forma racional.
Muita gente quer perder em poucos dias o peso ganho, submetendo-se a dietas radicais que, na verdade, resultam simplesmente no temido ‘efeito sanfona’.
O que fazer, então?

Para começar, preste atenção nesses conselhos, e na lista de alimentos ‘amigos’ do organismo para depurar e desintoxicar nosso organismo, depois de tanta comilança:

Na hora de perder peso, é fundamental visitar um médico especialista, para que esse faça um estudo das necessidades alimentares individuais e, posteriormente, desenvolva uma dieta específica para cada pessoa. É que, de acordo com a idade, medidas corporais, distribuição dos músculos, gordura, água, e o sexo, se têm necessidades diferentes: não podem comer da mesma forma, por exemplo, uma mulher grávida e um atleta jovem.

Devemos acrescentar que, para manter uma dieta equilibrada, não é preciso comer menos, mas melhor. O que não podemos fazer, de forma alguma, é pular algumas das refeições diárias.

Também é importante não tornar-se obcecado, não ficar se pesando a todo o momento, e não ter a pretensão de perder esses quilos a mais em uma ou duas semanas, pois o que não se deve perder nunca é a saúde, pois o objetivo é sim melhorá-la.

Dentro do amplo espectro dos alimentos, há os que atuam diretamente na nossa saúde, melhorando-a especialmente, e entre eles temos:

- Couve, couve-flor, brócolis, couve de Bruxelas: há séculos que essas chamadas plantas crucíferas são usadas para depurar e desintoxicar o organismo. Elas têm uma elevada concentração de cálcio e fibras, ideal para um bom funcionamento intestinal, bem como para prevenir a hipertensão.


- Agrião: é uma excelente fonte de minerais, betacaroteno e vitaminas C e E. A maneira mais eficaz é a mistura deles em um suco.


- Alcachofra: diurética, aumenta o fluxo de urina, favorece a desintoxicação hepática, atenuando o impacto das toxinas sobre este órgão.


- Salsa: é erva medicinal, rica em vitamina C, cálcio, ferro e antioxidantes.


- Aipo: ajuda a diminuir o ácido úrico e os resíduos tóxicos, tem um efeito protetor sobre o aparelho urinário e um elevado teor em fibra, útil para acelerar o trânsito intestinal.


- As frutas cítricas: laranja, toranja, limão, tangerina - são a primeira defesa contra o ataque dos radicais livres, pois eles protegem contra a oxidação das lipoproteínas. Além disso, regulam os níveis de glicose no sangue e atuam na redução da gordura corporal.


- Azeite de oliva extra-virgem: é antioxidante, reduz o colesterol ruim e o açúcar no sangue.


- O alho e a cebola: são alimentos ricos em princípios ativos antioxidantes, ajudam a reduzir o colesterol e os triglicerídeos. Além disso, o alho é um purificador muito poderoso. Limpa os intestinos, depura o sangue e renova todo o sistema interno.

- Os peixes de águas frias: transportam grandes quantidades de Ômega 3, melhoram a produção de energia do coração, melhoram a sensibilidade à insulina e o metabolismo da glicose.


- Os legumes e os cereais integrais: graças à sua concentração de fibras, ajudam a combater a obesidade, já que reduzem a absorção de gorduras e açúcares. Além disso, algumas fibras absorvem a água, produzindo uma sensação de saciedade.


A grande importância do exercício físico

Além de cuidar da alimentação, é conveniente, inclusive indispensável, fazer algum exercício físico. Entre todos os exercícios, ou esportes que podem ser escolhidos, nadar ou caminhar a passo rápido poderiam ser duas opções perfeitas para começar.

5 comentários:

  1. Adorei as dicas, sao saudaveis e muito nutritivos e saborosissimos. Obrigada. Valeu!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Diana,
    que bom que você gostou das dicas!

    muito obrigada pela visita,
    abraços,
    Sam.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muitissímo dessas dicas, achei-as valiosas demais
    e eu estava precisando.
    Muito obrigada!!
    Nalva Bandeira

    ResponderExcluir
  4. Olá Nalva,
    que bom que você gostou da matéria...
    ...e obrigada pela visita!
    abraço,
    Sam.

    ResponderExcluir
  5. Precisava muito de dicas assim...obrigada

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails