terça-feira, 22 de março de 2011

Como a Má Postura Afeta Sua Coluna


alongamento no escritório

A maioria das pessoas que trabalha sentada o dia inteiro no escritório, principalmente na frente do computador, reclama de dor nas costas.


A triste verdade é que a postura, bem como o tempo em que passamos sentados no trabalho vem nos causando todo o tipo de problemas.

Na verdade, alguns especialistas afirmam que, se você levantar de sua escrivaninha e andar um pouco a cada 20 minutos, provavelmente vai ajudar mais o seu corpo do que uma sessão de 45 minutos de ginástica.

“A partir da perspectiva de doenças cardiovasculares e síndrome metabólica, seus resultados serão significativamente melhores'', diz o personal trainer Jamie Atlas, de Denver.

'Você pode achar que está justificando seu sedentarismo diário indo para a academia. Mas o seu corpo vai se beneficiar mais se você levantar e se movimentar. Mesmo fazendo coisas como ficar de pé quando você está tentando planejar reuniões, ou atravessar a sala para falar com alguém, pode ajudar a manter o corpo acordado.

Ao passear por um escritório, Jamie Atlas muitas vezes pode predizer doenças físicas só de olhar como alguém se senta à mesa. E, às vezes, uma tentativa de boa postura só contribui para o problema.

''Somos ensinados a sentar-nos eretos, mas a maioria das pessoas se senta para frente em sua cadeira, inclinando-se para a tela do computador'', afirma Rick Olderman, autor de Fixing You: Shoulder and Elbow Pain. O resultado, diz ele, é dor lombar e nos ombros.

Uma resposta: posicione a cadeira numa altura inferior para permitir que seus joelhos se alinhem com os quadris e escorregue para trás na cadeira até sua coluna entrar em contato com o encosto.

Há uma infinidade de problemas causados apenas por trabalhar numa escrivaninha. A maioria das pessoas inconscientemente sucumbe a uma ou mais das três posições que podem provocar lesões que vão desde a lombar, até problemas da síndrome do túnel do carpo.
Cada uma dessas posições ocasiona problemas específicos ao usuário.

A primeira posição errada é a do ‘relaxado’: senta-se caído, os quadris para frente, a metade das costas encostada no encosto da cadeira.
Consequências? Dores lombares e má digestão.

A segunda é a do ‘viciado em computador’: debruçado sobre o teclado, a cabeça inclinada para o monitor, os ombros quase alcançando os lóbulos das orelhas.

O ‘viciado em computador’ coloca uma enorme tensão sobre os músculos da parte superior das costas e pescoço - os mesmos músculos que ajudam a apoiar a cabeça. Nesta posição, os músculos peitorais se comprimem, os ombros se voltam para frente, os antebraços sofrem rotação para dentro e os pulsos se dobram, o que contribui para os problemas do túnel do carpo e dor no pescoço.
Imagine: para cada centímetro que a cabeça fica à frente da coluna, se agrega cerca de 4,5 kg para a carga que os músculos do pescoço devem suportar.

A terceira posição é o dos ‘designers’, muito adotado pelos designers gráficos, que se inclinam ligeiramente em direção à mão que segura o mouse. Seu tronco fica imóvel, exceto pelo movimento sutil e esporádico da mão no mouse.

A posição dos ‘designers’ encurta os músculos de um lado da coluna lombar (cintura) e alonga os músculos do outro lado. A posição encoraja a pessoa a sentar-se fora do centro, o que torna difícil para os músculos se endireitar quando ela fica em pé. O resultado: dor no meio das costas.
A resposta? Alongar-se, levantar e caminhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails