quarta-feira, 2 de março de 2011

Como Combater o Desejo Pelo Chocolate

Você tenta, ou conhece alguém que tente combater a vontade constante de comer chocolate?
O primeiro passo é aprender a reconhecer e aceitar esse anseio, de acordo com uma nova pesquisa.
Segundo a psicóloga e pesquisadora Dra. Robyn Vast, se você para de lutar e aceita algo, essa coisa perde sua influência e poder sobre sua vida.

O “doce deleite” há muito vem sendo associado com amor e gula, e bilhões são gastos anualmente no consumo de chocolates (na Austrália, por exemplo, são cerca de $ 2 bilhões ao ano).

O segredo do desejo...

O chocolate estimula a liberação do hormônio serotonina – a droga da felicidade natural do corpo.


Para testar o que direciona nosso vício em chocolate, a Dra. Vast recrutou 110 voluntários na cidade de Adelaide, e os dividiu em três grupos.
A cada grupo foi dado uma sacola de chocolate para carregar por uma semana, com o objetivo de resistir às gostosuras ali guardadas.

Ao primeiro grupo, não foi feita nenhuma intervenção, e 43% do total resistiram ao chocolate.

Ao segundo grupo, ensinou-se como controlar o desejo, e 56% foram capazes de abster-se de comer chocolate durante o período de sete dias.

O terceiro grupo foi encorajado a reconhecer e aceitar a tentação quando esta surgia.
O resultado para esse grupo foi que 81% não comeram nenhum chocolate.

A psicóloga diz que o desejo ou vontade é meio parecido com uma coceira, que aparentemente vem do nada e exige nossa atenção total quando ocorre. Assim como uma coceira precisa ser coçada, o desejo de comer pode ser difícil de ser negado.

A Dra. Vast comenta que o que ela descobriu foi que se as pessoas aceitam o desejo pelo chocolate como um comportamento humano, como apenas algo que acontece com elas, então a luta deixa de existir. A pressão é removida.

O lado doce da tentação

Por outro lado, um especialista em chocolates explora outro motivo pelo qual achamos tão difícil resistir ao chocolate: simplesmente por que o seu gosto é muito bom!


O sabor depende do local onde o cacau foi cultivado, e se foi importado como grão ou em blocos pré-moldados. Para o especialista os chocolates com maiores teores de cacau – acima de 70% - são os mais saborosos.

Um fato surpreendente

Pesquisadores do Conselho Espanhol para Pesquisa Científica, em Madri, descobriram que o cacau em pó simples e as barras de chocolate contêm um grupo de alcalóides conhecidos como tetrahidro-beta-carbolinas.
Os mesmos produtos químicos têm sido ligados ao alcoolismo, o que poderia explicar o desejo provocado pelo chocolate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails