quarta-feira, 9 de março de 2011

Alimentos que Ajudam na Limpeza do Organismo

Escolha os alimentos mais adequados para desintoxicar-se depois de um feriado prolongado, com muitos excessos à mesa.

O consumo elevado de álcool e comidinhas hipercalóricas são algumas das conseqüências da alimentação irregular dos feriados.
Tudo isso envolve uma série de desequilíbrios nutricionais. E é por isso que, começando o ano (de verdade) em março, precisamos voltar aos bons hábitos, e de forma racional.
Muita gente quer perder em poucos dias o peso ganho, submetendo-se a dietas radicais que, na verdade, resultam simplesmente no temido ‘efeito sanfona’.
O que fazer, então?

Para começar, preste atenção nesses conselhos, e na lista de alimentos ‘amigos’ do organismo para depurar e desintoxicar nosso organismo, depois de tanta comilança:

Na hora de perder peso, é fundamental visitar um médico especialista, para que esse faça um estudo das necessidades alimentares individuais e, posteriormente, desenvolva uma dieta específica para cada pessoa. É que, de acordo com a idade, medidas corporais, distribuição dos músculos, gordura, água, e o sexo, se têm necessidades diferentes: não podem comer da mesma forma, por exemplo, uma mulher grávida e um atleta jovem.

Devemos acrescentar que, para manter uma dieta equilibrada, não é preciso comer menos, mas melhor. O que não podemos fazer, de forma alguma, é pular algumas das refeições diárias.

Também é importante não tornar-se obcecado, não ficar se pesando a todo o momento, e não ter a pretensão de perder esses quilos a mais em uma ou duas semanas, pois o que não se deve perder nunca é a saúde, pois o objetivo é sim melhorá-la.

Dentro do amplo espectro dos alimentos, há os que atuam diretamente na nossa saúde, melhorando-a especialmente, e entre eles temos:

- Couve, couve-flor, brócolis, couve de Bruxelas: há séculos que essas chamadas plantas crucíferas são usadas para depurar e desintoxicar o organismo. Elas têm uma elevada concentração de cálcio e fibras, ideal para um bom funcionamento intestinal, bem como para prevenir a hipertensão.


- Agrião: é uma excelente fonte de minerais, beta-caroteno e vitaminas C e E. A maneira mais eficaz é a mistura deles em um suco.


- Alcachofra: diurética, aumenta o fluxo de urina, favorece a desintoxicação hepática, atenuando o impacto das toxinas sobre este órgão.


- Salsa: é erva medicinal, rica em vitamina C, cálcio, ferro e antioxidantes.


- Aipo: ajuda a diminuir o ácido úrico e os resíduos tóxicos, tem um efeito protetor sobre o aparelho urinário e um elevado teor em fibra, útil para acelerar o trânsito intestinal.


- As frutas cítricas: laranja, toranja, limão, tangerina - são a primeira defesa contra o ataque dos radicais livres, pois eles protegem contra a oxidação das lipoproteínas. Além disso, regulam os níveis de glicose no sangue e atuam na redução da gordura corporal.


- Azeite de oliva extra-virgem: é antioxidante, reduz o colesterol ruim e o açúcar no sangue.


- O alho e a cebola: são alimentos ricos em princípios ativos antioxidantes, ajudam a reduzir o colesterol e os triglicerídeos. Além disso, o alho é um purificador muito poderoso. Limpa os intestinos, depura o sangue e renova todo o sistema interno.

- Os peixes de águas frias: transportam grandes quantidades de Ômega 3, melhoram a produção de energia do coração, melhoram a sensibilidade à insulina e o metabolismo da glicose.


- Os legumes e os cereais integrais: graças à sua concentração de fibras, ajudam a combater a obesidade, já que reduzem a absorção de gorduras e açúcares. Além disso, algumas fibras absorvem a água, produzindo uma sensação de saciedade.


A grande importância do exercício físico

Além de cuidar da alimentação, é conveniente, inclusive indispensável, fazer algum exercício físico. Entre todos os exercícios, ou esportes que podem ser escolhidos, nadar ou caminhar a passo rápido poderiam ser duas opções perfeitas para começar.

4 comentários:

  1. Adorei as dicas, sao saudaveis e muito nutritivos e saborosissimos. Obrigada. Valeu!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Diana,
    que bom que você gostou das dicas!

    muito obrigada pela visita,
    abraços,
    Sam.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muitissímo dessas dicas, achei-as valiosas demais
    e eu estava precisando.
    Muito obrigada!!
    Nalva Bandeira

    ResponderExcluir
  4. Olá Nalva,
    que bom que você gostou da matéria...
    ...e obrigada pela visita!
    abraço,
    Sam.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails