O nome ‘xixo’ vem de ‘shish’ (ou ‘shish kebab’), um prato típico de origem árabe. O xixo pode ser feito a partir de quase qualquer combinação de carne e legumes. Porco, carne de gado, frango, todas são excelentes para montar o espeto, mas o segredo é o tempero da carne. Marinar a carne antes de grelhá-la faz com que fique mais macia e suculenta ao ser cozida no calor forte do carvão.
Se for usar espetos de metal, use os achatados, e não os redondos, para evitar que a carne escorregue enquanto você os vira na grelha ou churrasqueira.
Não existe uma receita única para o xixo. Você pode montar a combinação de carnes e legumes que mais gostar. Escolha o tempero para marinar a carne (veja algumas sugestões abaixo) e alterne cubos de carne com vegetais como:
- Pimentão vermelho, verde ou amarelo (cortados em quadrados);
- Abobrinhas em cubos;
- Berinjelas (em cubos, pincelados com azeite);
- Cogumelos marinados;
- Cebolas roxas (cortadas em quatro e separadas em camadas);
- Damascos secos (re-hidratados);
- Tomates cereja (inteiros), etc.
Sugestões de Marinados
Para o frango:
- ½ xícara de iogurte natural misturado com 1 colher (chá) de pasta de curry tailandês;
- ½ xíc. de iogurte natural com ½ colher (chá) de cominho e ½ colher (chá) de coentro;
- Azeite de oliva, suco de limão e alho esmagado.
- 2 colheres (sopa) de suco de limão, 1 colher (sopa) de azeite de oliva e 1 cebola;
- 3 colheres (sopa) de azeite de oliva, 1 colher (chá) de vinagre, 1 colher (chá) de cominho, ½ colher (chá) de páprica, 1 dente de alho esmagado.
- 2 colheres (sopa) de suco de limão, 3 colheres (sopa) de azeite de oliva, alecrim fresco, 1 dente de alho esmagado, sal e pimenta;
- 3 colheres (sopa) de azeite de oliva,1 colher (chá) de vinagre, 1 colher (chá) de cominho, ½ colher (chá) de coentro, ½ colher (chá) de páprica, 1 dente de alho esmagado.
O melhor modo de cozinhar o xixo é numa churrasqueira, mas também pode ser colocado numa grelha e levado ao fogo do fogão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário