terça-feira, 15 de março de 2011

Refrigerantes e a Pressão Alta


Bebidas açucaradas ligadas à pressão arterial elevada


É de conhecimento geral que o sal em excesso é prejudicial à saúde, principalmente para as pessoas que sofrem de hipertensão. Mas você sabia que o açúcar em excesso pode constituir o mesmo fator de risco?

Pesquisadores ligaram o consumo de bebidas açucaradas, como refrigerantes de cola e sucos de frutas industrializados, com o aumento da pressão arterial. Os cientistas dizem que suas descobertas sugerem que a redução tanto do consumo de açúcar como o de sal poderia reduzir o risco de pressão alta.

A pressão arterial elevada, ou hipertensão, é um importante fator de risco para doenças do coração, que é a principal causa de morte no mundo.

Em um estudo com mais de 2500 pessoas nos Estados Unidos e Grã-Bretanha, os pesquisadores descobriram que, para cada lata de bebida açucarada extra consumida por dia, os participantes tinham maior pressão arterial sistólica de, em média, 1,6 mmHg, e uma pressão diastólica superior a uma média de 0,8 mmHg.

Essa diferença foi significativa mesmo após ajustes para fatores como peso e altura, descreveram os cientistas em um estudo na revista ‘Hypertension’.

A pressão arterial está no seu ápice quando o coração bate, bombeando o sangue. Isso é chamado de pressão sistólica. Entre as batidas, quando o coração está em repouso, a pressão arterial cai. Essa é a pressão diastólica.

Os especialistas dizem que alguém com um nível de pressão arterial em milímetros de mercúrio (mmHg) de 135 sistólica por 85 diastólica é duas vezes mais propenso a ter um ataque cardíaco ou um acidente vascular cerebral que alguém com uma leitura de 115 por 75.

Nesse estudo, a ligação entre bebidas açucaradas e pressão arterial mais elevada foi especialmente forte nas pessoas que comeram uma grande quantidade de sal e açúcar, disseram os pesquisadores, apoiando os resultados de longa data de que a ingestão elevada de sal pode levar à pressão alta.

"É amplamente conhecido que se você tem uma dieta com muito sal, terá mais chances de desenvolver pressão alta. Os resultados deste estudo sugerem que as pessoas também devem ter cuidado com a quantidade de açúcar que consomem”, disse Paul Elliott , do Imperial College de Londres, que trabalhou no estudo.

Os pesquisadores analisaram dados de 2.696 voluntários com idades entre 40 e 59 anos, em oito regiões dos Estados Unidos e em duas regiões da Grã-Bretanha.

Durante um período médio de três semanas, os voluntários foram convidados quatro vezes para relatar o que haviam comido nas últimas 24 horas, bem como dando amostras de urina e tendo sua pressão arterial medida.

Os pesquisadores também descobriram que pessoas que consomem mais bebidas açucaradas tendem a ter dietas menos saudáveis em geral. Além de comer mais açúcar, as pessoas que bebiam mais de uma bebida açucarada ao dia, consumiam mais calorias, em média, bem como menos fibras e minerais.

Aquelas que não bebem bebidas açucaradas tinham um menor índice de massa corporal (IMC), em média, do que aquelas que bebiam mais de uma bebida por dia.

Em comunicado, a American Beverage Association (ABA), disse que as diferenças de pressão arterial observadas no estudo foram "inconseqüentes", e que o estudo não poderia provar uma relação causa-efeito.

Ian Brown, outro pesquisador do Imperial College, que trabalhou com Elliott e colegas dos EUA concordou que não foi possível estabelecer relações causais, porque era um estudo populacional. "Não podemos dizer definitivamente que as bebidas açucaradas elevam a pressão arterial, mas é um pedaço da prova em um quebra-cabeças que precisa ser concluído", disse Brown em um comunicado.

"Enquanto isso, aconselhamos às pessoas que querem consumir bebidas adoçadas com açúcar, que o façam com moderação", disse ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails