segunda-feira, 1 de março de 2010

Como prevenir-se das rugas e manter a pele lisa e saudável


Uma das maiores preocupações estéticas de todo mundo são as
rugas, mas às vezes parece que esquecemos que elas são conseqüência do modo como tratamos nossa pele ao longo do tempo.
Para ter uma pele lisinha e com aparência jovem, procure seguir esses conselhos dos profissionais da medicina, e que são válidos para qualquer idade:
  • Proteção contra a radiação ultravioleta (UV): sol demais acelera o processo de envelhecimento cutâneo e o aparecimento das rugas. Use sempre cremes com filtro solar no rosto. E se for ficar muito tempo ao sol, use também óculos de sol e chapéu ou boné.
  • Evite o bronzeamento artificial: para um tom de pele dourado, dê preferência aos autobronzeadores – o resultado é excelente, sem correr o risco de desenvolver um câncer de pele.
  • Pare de fumar! Esse hábito tão nocivo, não só afeta seu coração e pulmões, como as toxinas presentes na fumaça do cigarro causam danos à pele. Vários estudos mostraram que a pele dos fumantes apresenta rugas mais cedo, além de se tornarem mais propensos ao câncer de pele.
  • Evite a mudança rápida de peso: apesar das dietas rápidas estarem na moda, as pessoas que tem uma alteração muito rápida no peso, estão encolhendo e esticando sua pele. À medida que envelhecemos, nossa pele perde a elasticidade e não pode recuperar sua tonicidade e vitalidade, depois de cada nova alteração.
  • Beba água: ao menos 2 litros ao dia, especialmente fora das refeições. É vital para manter o corpo e a pele hidratados. Além disso, beber bastante água promove a eliminação das toxinas indesejáveis. Com pouca água, nossa pele desidrata, com um efeito parecido ao de uma uva quando vira uva-passa!
  • Coma bem: uma alimentação rica e equilibrada é boa para todo o organismo. Basicamente, carboidratos pela manhã e ao meio-dia (são fonte de energia), e proteínas à noite, para reconstruir as células e os órgãos, incluindo a pele, que se desgasta durante o dia.
  • Use lentes de contato, se precisar, e não se esqueça dos óculos de sol. Assim, evitam-se certas expressões faciais compensatórias ou protetoras, principalmente em volta dos olhos, que causam as rugas. A pele ao redor dos olhos é extremamente fina e frágil, e é aqui precisamente onde aparecem as primeiras rugas faciais, como conseqüência das contrações musculares repetitivas. E os óculos de sol protegem as regiões perioculares da radiação ultravioleta.
  • Durma de costas: se não é seu costume, ao menos faça uma tentativa; ao dormir de lado é normal acordar com linhas e marcas sobre a pele. Como o tempo, pelo traumatismo contínuo, essas linhas podem se tornar permanentes.
  • Evite o estresse: é certo que esse conselho é mais difícil de seguir, mas todos sabem que o estresse causa um grande número de problemas à pele. É muito comum as pessoas franzirem o cenho, apertarem a mandíbula e fazerem caretas sem se darem conta. Esforce-se conscientemente em relaxar os músculos faciais.
  • Utilize os dermo-cosméticos adequados, recomendados pelos profissionais: a pele necessita de limpeza, hidratação, nutrição e proteção. Mas preste atenção na qualidade e na forma certa de usar os produtos cosméticos.

Cuidados extras para as peles claras
  • Quem tem a pele muito clara, deve redobrar os cuidados ao se expor ao sol.
  • As peles do fototipo I e II (que não adquirem bronzeado, ou se queimam antes de bronzear levemente) sofrem pela falta de defesa contra a agressão dos raios ultravioleta. E, além disso, a essa debilidade inata se une o fato de que as cútis claras são pobres em gordura, o que as torna especialmente frágeis.

Os principais problemas das peles muito claras
  • Rugas finas, não tão pronunciadas, mas mais freqüentes nas zonas mais frágeis da pele, como o contorno dos olhos.
  • Tendência à flacidez, já que a cútis clara tem certa propensão ao descolamento facial prematuro, especialmente na zona da mandíbula.
  • Aparecimento de pontos brancos, pela falta de esfoliação regular. E o acúmulo de gordura nos poros.
Como proteger e manter a juventude da pele clara
  • Usar diariamente um hidratante com fator de proteção 15, para manter a integridade das fibras de colágeno e elastina.
  • Evitar ao máximo a exposição sem controle que leve à queimaduras, já que esse tipo de lesão solar se torna muito grave nas peles claras. Assim, a exposição solar deve ser gradual e sempre com o uso de protetor solar de fator 15, no mínimo.
  • Ter uma alimentação rica em vitamina C (frutas cítricas, kiwi, pimentão, etc.) e proteínas (soja, ovos, produtos lácteos e carne), já que esses ajudam a manter em bom estado o colágeno, que é a principal fibra que mantém a pele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails