- Proteção contra a radiação ultravioleta (UV): sol demais acelera o processo de envelhecimento cutâneo e o aparecimento das rugas. Use sempre cremes com filtro solar no rosto. E se for ficar muito tempo ao sol, use também óculos de sol e chapéu ou boné.
- Evite o bronzeamento artificial: para um tom de pele dourado, dê preferência aos autobronzeadores – o resultado é excelente, sem correr o risco de desenvolver um câncer de pele.
- Pare de fumar! Esse hábito tão nocivo, não só afeta seu coração e pulmões, como as toxinas presentes na fumaça do cigarro causam danos à pele. Vários estudos mostraram que a pele dos fumantes apresenta rugas mais cedo, além de se tornarem mais propensos ao câncer de pele.
- Evite a mudança rápida de peso: apesar das dietas rápidas estarem na moda, as pessoas que tem uma alteração muito rápida no peso, estão encolhendo e esticando sua pele. À medida que envelhecemos, nossa pele perde a elasticidade e não pode recuperar sua tonicidade e vitalidade, depois de cada nova alteração.
- Beba água: ao menos 2 litros ao dia, especialmente fora das refeições. É vital para manter o corpo e a pele hidratados. Além disso, beber bastante água promove a eliminação das toxinas indesejáveis. Com pouca água, nossa pele desidrata, com um efeito parecido ao de uma uva quando vira uva-passa!
- Coma bem: uma alimentação rica e equilibrada é boa para todo o organismo. Basicamente, carboidratos pela manhã e ao meio-dia (são fonte de energia), e proteínas à noite, para reconstruir as células e os órgãos, incluindo a pele, que se desgasta durante o dia.
- Use lentes de contato, se precisar, e não se esqueça dos óculos de sol. Assim, evitam-se certas expressões faciais compensatórias ou protetoras, principalmente em volta dos olhos, que causam as rugas. A pele ao redor dos olhos é extremamente fina e frágil, e é aqui precisamente onde aparecem as primeiras rugas faciais, como conseqüência das contrações musculares repetitivas. E os óculos de sol protegem as regiões perioculares da radiação ultravioleta.
- Durma de costas: se não é seu costume, ao menos faça uma tentativa; ao dormir de lado é normal acordar com linhas e marcas sobre a pele. Como o tempo, pelo traumatismo contínuo, essas linhas podem se tornar permanentes.
- Evite o estresse: é certo que esse conselho é mais difícil de seguir, mas todos sabem que o estresse causa um grande número de problemas à pele. É muito comum as pessoas franzirem o cenho, apertarem a mandíbula e fazerem caretas sem se darem conta. Esforce-se conscientemente em relaxar os músculos faciais.
- Utilize os dermo-cosméticos adequados, recomendados pelos profissionais: a pele necessita de limpeza, hidratação, nutrição e proteção. Mas preste atenção na qualidade e na forma certa de usar os produtos cosméticos.
Cuidados extras para as peles claras
- Quem tem a pele muito clara, deve redobrar os cuidados ao se expor ao sol.
- As peles do fototipo I e II (que não adquirem bronzeado, ou se queimam antes de bronzear levemente) sofrem pela falta de defesa contra a agressão dos raios ultravioleta. E, além disso, a essa debilidade inata se une o fato de que as cútis claras são pobres em gordura, o que as torna especialmente frágeis.
Os principais problemas das peles muito claras
- Rugas finas, não tão pronunciadas, mas mais freqüentes nas zonas mais frágeis da pele, como o contorno dos olhos.
- Tendência à flacidez, já que a cútis clara tem certa propensão ao descolamento facial prematuro, especialmente na zona da mandíbula.
- Aparecimento de pontos brancos, pela falta de esfoliação regular. E o acúmulo de gordura nos poros.
- Usar diariamente um hidratante com fator de proteção 15, para manter a integridade das fibras de colágeno e elastina.
- Evitar ao máximo a exposição sem controle que leve à queimaduras, já que esse tipo de lesão solar se torna muito grave nas peles claras. Assim, a exposição solar deve ser gradual e sempre com o uso de protetor solar de fator 15, no mínimo.
- Ter uma alimentação rica em vitamina C (frutas cítricas, kiwi, pimentão, etc.) e proteínas (soja, ovos, produtos lácteos e carne), já que esses ajudam a manter em bom estado o colágeno, que é a principal fibra que mantém a pele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário