O peixe é um alimento muito nutritivo, rico em proteínas, sais minerais e vitaminas, e com pouca gordura, se comparado à carne vermelha.
Qual a quantidade a servir?
Calcule 150 g por pessoa, para um filé de peixe (sem espinhos e pele).
Se for um peixe inteiro, com cabeça e espinhos, cru, pese entre 200 e 250 g.
Como preparar?
Se fizer cozido, faça um caldo com água, restos do peixe (pele, espinha, etc.), cebola, salsa, cenoura, louro, limão, pimenta e um pouco de vinho branco. Esse caldo deve ferver por 30 minutos antes de ser usado.
Para reduzir o sabor intenso de peixes como o salmão, regue com suco de limão.
salmão grelhado com ervas
Para fazer render o peixe se a quantidade disponível for pouca, basta empaná-los.
Para dar mais sabor ao atum cru, salgue-o com sal grosso e o envolva em filme plástico. Leve-o à geladeira por 24 horas e depois lave em água fria para eliminar o sal. Prepare como desejar.
O linguado, por ser pobre em calorias, é muito indicado em dietas com pouca gordura e dietas de emagrecimento. Outros peixes “magros” são o robalo e a merluza.
Ao dessalgar o bacalhau, deixe-o de molho por 24 horas, se for uma peça única, ou por 12 horas, se estiver fileteado. O melhor é cortar em postas e colocá-lo num coador, e esse, por sua vez, dentro de uma panela grande com água, para que os pedaços não fiquem no fundo dessa, aonde vai se depositar o sal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário