quarta-feira, 24 de março de 2010

Ervas Aromáticas na Culinária

As ervas aromáticas, se bem combinadas com os ingredientes dos pratos, potencializam seu sabor.

Manjericão
Acompanha o tomate, tanto cru, como cozido, ou seu molho, saladas. Combina muito bem com o alho, limão, azeite de oliva, massas, berinjelas, batatas, com os feijões e com o arroz. 
Sugestão: Azeite aromático com manjericão; salada de tomates, mussarela de búfala e folhas de manjericão.

Tomilho
Realça o sabor de todo tipo de caldos. Também se utiliza em guisados e assados.


Orégano
Imprescindível nos molhos de tomate para elaborar guisados (carne moída), pizzas e pratos de massa. Além disso, no tempero de carnes grelhadas.

Alecrim
Ideal como tempero de carne moída e assados de carne e aves. Perfeito para temperar batatas e carne suína. Perfuma a feijoada. Ótimo com omeletes e ovos mexidos.


Estragão
Ótimo condimento para molhos como o tártaro. Utilize no tempero de assados de cordeiro e de aves, e na elaboração de vinagrete. Sugestão: pipoca com alho e estragão. Fica divino!

Coentro
Muito aromático. Perfeito para marinados, sopas, verduras, pescados e aves. Sugestão: bata meia xícara de folhas de coentro no liquidificador, com um pouco de água e junte ao preparo do arroz branco.

Sálvia
As folhas da sálvia, secas ou em pó, são muito usadas nas carnes assadas, recheios, e como substituto do louro nos cozidos.


Manjerona
Realça o sabor de sufês e omeletes. Tempera aves, peixes, massas e pizzas.

Endro ou Dill
Ideal no preparo de peixes assados, em molhos e defumados. Perfuma os legumes em seu cozimento. Indicado no preparo de molho branco.


Louro
Usado no preparo de molhos, como o de tomates, vinha-d’alhos, feijão e feijoada.

Hortelã
Usada como tempero, a hortelã enriquece queijos, carnes, legumes, peixes e várias sobremesas. Sugestão: suco de abacaxi e hortelã.


Cebolinha
Junto com a salsinha, forma o famoso cheiro-verde. Fresca e picada, pode ser usada em saladas, pratos com ovos, queijos e molhos e é indispensável na vinha-d’alhos. Sugestão: na sopa de missô.

Como é melhor consumi-las, frescas ou secas?
As ervas liberam todo seu aroma e sabor quando usadas frescas, mas se conservam por mais tempo secas. É interessante ter na cozinha alguns vasinhos com as ervas frescas de sua preferência (sugiro o manjericão, o alecrim e o tomilho). Ou então comprá-las quando for fazer algum prato especial, e ter sempre à mão uma boa variedade de ervas desidratadas.

Famosas combinações de ervas

Ervas finas (fines herbes) - é uma mistura de 4 ervas aromáticas: estragão, cerefólio, cebolinha e salsinha. Use para temperar omeletes e outros pratos à base de ovos.

Ervas da Provença (herbes de provence) – é uma mistura de 5 temperos: tomilho, basilicão, erva-doce, segurelha e flores de lavanda. Usada em assados, cozidos e molhos de carne.

Vinha-d’alhos – feita basicamente de vinagre, alho, cebola, louro, salsinha, cebolinha, sal e pimenta.


Dicas
  • Não exagere na quantidade de tempero. Primeiro prove o sabor e, aos poucos, vá colocando mais.
  • Acrescente o tempero ao prato quase no final do cozimento. Se cozinhar demais, ele perde o sabor e o aroma.
  • Conserve os temperos frescos na geladeira, dentro de um saco plástico.
  • Quando a receita pedir temperos frescos e você só tiver secos à mão, diminua um pouco a quantidade, pois, em geral, o sabor da erva fica mais apurado durante a secagem.

2 comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails