quinta-feira, 1 de março de 2012

Doença Celíaca ou Sensibilidade ao Glúten?


 
Estudo Define Diferença Entre Doença Celíaca e Sensibilidade ao Glúten

A comunidade médica e científica tem concordado há muito tempo que a doença celíaca é uma condição autoimune desencadeada pelo consumo de glúten. Há poucos anos, o termo “sensibilidade ao glúten” tem sido usado para descrever aqueles indivíduos que também não podem tolerar o glúten e às vezes apresentam sintomas gastrointestinais semelhantes àqueles com a doença celíaca. A sensibilidade ao glúten tem sido reconhecida clinicamente como menos severa (ou grave) que a celíase, e tem sido definida como “não acompanhada da ocorrência do tTG ou de co-morbidades autoimunes."

Agora, um novo estudo está oferecendo as tão esperadas respostas sobre os diferentes modos em que operam a doença celíaca e a sensibilidade ao glúten.

Uma equipe de pesquisa liderada pelo renomado especialista em celíase, o Dr. Alessio Fasano, descobriu que a sensibilidade ao glúten está associada a uma resposta autoimune que é muito diferente daquela vista nos pacientes com a doença celíaca. Até agora, pouco se sabia sobre a sensibilidade ao glúten. Os pesquisadores esperam que essa descoberta leve a um melhor diagnóstico da condição.

O estudo incluiu indivíduos com doença celíaca, sensibilidade ao glúten e um grupo controle de tolerantes ao glúten e saudáveis. Os participantes foram colocados numa dieta com glúten por quatro meses, e então foram submetidos a um exame sorológico para doença celíaca, tipagem HLA DQ2/DQ8 e uma endoscopia digestiva superior, incluindo biópsia do duodeno.

De acordo com os resultados, indivíduos com sensibilidade ao glúten não mostraram sinais de dano intestinal ou aumento da permeabilidade, mas apresentaram um aumento em um marcador imune inato. Isso difere da resposta imune vista na doença celíaca, que é percebida pelo aumento em um marcador imune adaptativo. Entre os participantes sensíveis ao glúten, esse marcador imune adaptativo foi mais baixo que o nível encontrado em participantes com celíase.

Os pesquisadores concluíram que a doença celíaca e a sensibilidade ao glúten são “entidades clínicas diferentes”, marcadas por respostas imunes individuais. Maiores pesquisas são necessárias para uma melhor compreensão dessas diferenças e como elas podem afetar o diagnóstico das condições. 

Fonte:
http://bit.ly/i07qku

3 comentários:

  1. não fiz nenhuma biópsia, mas ao comer massas, chocolates, café meu estômago incha, dependendo vou no tenho muitos gases e vou no banheiro inumeras vezes, será que tenho está doença????

    ResponderExcluir
  2. Caro anônimo,
    se você tem sentido um desconforto crônico ao ingerir certos alimentos, faz sentido preocupar-se. Entretanto, apenas um médico pode diagnosticar se trata-se de alguma sensibilidade, ou outro problema. Aconselho a procurar seu clínico geral, que ele o encaminhará a um especialista, se for o caso.
    Boa sorte!
    um abraço,
    Sam.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber alguma coisa mais detalhada sobre a tipagem HLA DQ2/DQ8

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails