sexta-feira, 9 de março de 2012

Educação Alimentar


Os pais proporcionam o ambiente no qual se estabelecem os hábitos alimentares dos filhos. É triste de se ver, no supermercado, pais enchendo os carrinhos de refrigerantes, salgadinhos e alimentos industrializados.

O número de crianças com sobrepeso está aumentando a cada ano. Mais de 15% das crianças brasileiras sofrem de sobrepeso, segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Globalmente, o número de crianças obesas com idade abaixo de cinco anos é estimado em mais de 42 milhões, segundo números divulgados pela Organização Mundial da Saúde.

Crianças acima do peso têm um grande risco de se tornarem adultos obesos e são mais suscetíveis a desenvolverem doenças cardíacas, pressão e colesterol altos e diabetes do tipo 2.

Uma boa motivação para fazer uma criança comer melhor é fazê-la praticar esportes. Para ter um melhor desempenho em um esporte, é necessário comer alimentos mais saudáveis. A tendência é a criança imitar outras pessoas mais saudáveis às quais ela admira. Ela vai comer o que observar eles comendo. Quando os pais comem frutas e hortaliças regularmente, a maioria das crianças faz o mesmo. O “International Journal of Obesity” relata que o ambiente familiar é a principal influência sobre o que nossas crianças comem.

Duas receitas gostosas para fazer com seus filhos:


Palitos de Frango

Ingredientes (6-8 porções)

- 2 peitos de frango
- 1 limão
- 1 cebola
- 2 c.s. de azeite de oliva
- ¼ xíc. de farinha de rosca (sem glúten)
- óleo para fritar
- sal

Como Fazer


Corte os peitos de frango em tiras de 5x2 cm.

Tempere com o suco de limão, a cebola ralada, o azeite e sal; deixe macerar por 2 horas na geladeira.

Escorra, passe pela farinha de rosca e reserve.


Aqueça o óleo em fogo médio/alto e frite os palitos de frango aos poucos, sem amontoá-los, para que não se grudem e fiquem torrados  por fora e crus por dentro. Escorra sobre papel toalha e sirva.



Cogumelinhos

Ingredientes (24 cogumelos)

- 24 ovos duros de codorna
- 12 tomates cereja (1,5 cm diâmetro )
- 50 g de maionese
- 100 g de queijo cremoso, ou requeijão
- sal

Como Fazer


Cozinhe os ovos de codorna, descasque-os e faça um corte na base para que se mantenham de pé.

Corte os tomates ao meio e retire as sementes.

Salgue o queijo a gosto, misture bem e espalhe um pouco sobre cada ovo. Cubra com meio tomatinho e desenhe alguns pontinhos com o saco de confeiteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails