segunda-feira, 5 de março de 2012

Espinafre


Espinafre, grande aliado na perda de peso.

Eis aqui algumas curiosidades e conselhos relacionados a essa verdura milenar.

O espinafre é um dos alimentos mais recomendados nas dietas hipocalóricas já que aporta apenas 26 calorias para cada 100 gramas. Assim, seu consumo é recomendável naquelas situações em que se tenta ‘enganar’ a fome com um volume elevado de ingestão, mas sem exceder-se no aporte calórico.

Seu conteúdo em fibras, semelhante ao que ocorre com a grande maioria das verduras, é considerável, o que resulta em benefício à saúde.

Com relação à sua riqueza vitamínica, o espinafre apresentam quantidades elevadas de vitaminas C (que, no entanto, desaparece durante o cozimento) e E, de ação antioxidante. Além disso, é uma boa fonte de ferro, sódio, potássio e vitamina A.

Por outro lado, os amantes do espinafre têm a sorte de poder desfrutar dele sempre que desejem, já que o seu cultivo acontece durante todo o ano, e além do mais, ele aceita muito bem o congelamento. Mesmo assim, encontra seu melhor momento agora, no início dos meses de frio.

O Consumo

Na hora de escolhê-los, suas folhas deverão ser de cor uniforme, verde-escuras, ou claras, dependendo a variedade da planta.

Para limpar o espinafre, separe as folhas dos talos e lave bem em água corrente.

Para comê-lo cozido, escolha as folhas mais grossas, e para saladas, as mais tenras. Se for comê-las cruas, faça-o em seguida. Uma vez cozidas, não é muito conveniente conservá-las na geladeira.

Como diminuem de volume no cozimento, calcule 1 Kg (2 maços), para 3-4 pessoas. Se for prepará-las cruas, uns 100 g. Isso pode ser um problema na hora de cozinhá-las, se você não tem um recipiente grande o bastante. Um truque para evitar esse problema é borrifar água fervente: seu volume se reduzirá.

O espinafre deve ser cozido sem água, ou seja, deve cozinhar somente com o vapor que se desprende do seu próprio suco. Basta que a panela esteja úmida e o fogo bem baixo. Abafe por 8 a 10 minutos, mexendo a cada 3 minutos. O líquido que se forma pode ser aproveitado no preparo de sopas, ou molhos.

Para que o espinafre fique mais saboroso, escorra e esprema as folhas logo após o cozimento.


Dicas:

Para manter a cor do espinafre bem verde e brilhante, cozinhe com uma colher (café) de açúcar. Nunca use bicarbonato, pois ele destrói as vitaminas das verduras. Também não cozinhe com vinagre ou limão, pois eles alteram sua cor.

Não sirva espinafre requentado para as crianças, porque o ferro se decompõe e prejudica os glóbulos vermelhos (os adultos não são afetados por isso).

O espinafre cozido fica mais gostoso e rico se misturado com algumas folhas cruas bem picadas.

Além do sal, os temperos que mais combinam com o espinafre são: pimenta-do-reino, páprica, noz-moscada, cebola, manjericão e queijo parmesão ralado.

Pratos 

O espinafre compõe ou acompanha uma infinidade de pratos:

- Pode ser usado como recheio de massas, tortas ou carne recheada,


- Como base de cremes, sopas, pudins, suflês, cozidos e croquetes,


- Preparado ao alho e óleo acompanha carnes assadas,


- Refogado na manteiga, ou com molho branco, combina com carnes em geral.

Um comentário:

  1. Muito bom!
    Ótimos conselhos e dicas. A escritas esta direta e de forma bem clara.

    Obrigado pela ajuda.

    =)

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