quarta-feira, 9 de abril de 2008

Lidando com a Doença Celíaca



Uma dieta sem glúten é a solução!

A Celíase ocorre porque o sistema imunológico é desencadeado durante o processo digestivo do glúten, uma proteína presente em diversos alimentos. Por isso é uma doença “auto imune”.

Pessoas com doença celíaca podem apresentar sintomas de leves a muito severos, incluindo dores abdominais, gases, diarreia, vômitos. Com o tempo, os pacientes celíacos podem perder peso, apesar de ter um bom apetite. Crianças com a desordem podem apresentar um crescimento atrasado, ou seja, não amadurecem no ritmo esperado. A doença também pode causar fadiga e fraqueza.

Infelizmente, pelo fato de os sintomas da celíase variarem tanto em intensidade como em qualidade, muitos pacientes não são diagnosticados. A boa notícia é que as mudanças na dieta, por si sós, são marcadamente efetivas na melhoria da saúde.

As proteínas do glúten são encontradas em muitos alimentos, incluindo alguns que são recomendados como parte de uma dieta saudável. Essas proteínas desencadeiam a reação que danifica o tecido do trato intestinal. Para dar ao intestino uma “pausa”, pacientes com doença celíaca precisam seguir uma dieta sem glúten. Isso significa evitar todos os alimentos que contenham trigo, cevada e aveia. A cerveja (incluindo a cerveja sem álcool) também contém glúten, assim deve ser evitada.

Quando começar uma dieta sem glúten, lembre-se que mesmo pequeníssimas quantidades de glúten podem precipitar problemas. Recomendamos que os pacientes visitem profissionais nutricionistas, porque muitos alimentos contendo glúten não são facilmente reconhecíveis. Se isso não for possível, outro bom recurso é o website da Associação do Sprue Celíaco (“Celiac Sprue Association”), http://csaceliacs.org/, que possui uma boa quantidade de informação sobre dietas.

Uma dieta sem glúten geralmente começa a mostrar resultados dentro das primeiras semanas. De acordo com um estudo publicado no “New England Journal of Medicine”, há alguns anos, cerca de 70% das pessoas com doença celíaca sentem-se melhores depois de duas semanas de dieta. Com o tempo, as mudanças na dieta que levam à melhora geralmente tornam-se uma segunda natureza para eles.

Como a celíase é uma alteração do sistema imunológico, você nunca fica “curado” do problema, você o gerencia. Deixar de seguir a dieta livre do glúten leva levará ao retorno dos sintomas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails