segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Como Fazer as Crianças Comerem Bem



Alimentar nossos filhos pode se tornar um verdadeiro desafio.

A discussão diária “coma isso”, “não, não vou!” é um jogo de poder.
Às vezes parece que os pequenos encarnam o papel de “mais rigorosos críticos culinários do mundo”.
O grande segredo pode ser a combinação de comer alimentos saudáveis com ter uma atitude saudável sobre a alimentação.

Aqui vão algumas dicas para os pais:

As atitudes saudáveis começam cedo. Por exemplo: aos dois anos de idade, sente as crianças no chão e deixe-as rasgar fatias de alface. Peça ajuda para lavar vagens. Deixe que elas misturem qualquer coisa.

Nessa idade o que interessa mais é a diversão. Não ligue se o legume foi mesmo bem lavado. Tente não se importar com a bagunça – que vai durar mais uns dez anos – é mais uma questão de criar um ambiente divertido e uma lembrança doce, além de um instinto ‘pavloviano’ de que cozinha é igual à alegria.

Leve esse comportamento para o mercado. Ensine as crianças que você deve comprar sempre no perímetro em volta da loja, que é onde ficam as coisas mais frescas. Peça que eles escolham frutas e hortaliças com cores intensas (elas são normalmente as mais nutritivas), mas pergunte também quais eles acham mais atraentes.


Na hora de cozinhar, faça-os ajudar a decidir a melhor forma de preparo, com perguntas e comentários como: “Você não acha esses brócolis divertidos? Podemos fazer eles ficarem muito gostosos. Que tal um molho de queijo para acompanhar?”


Parte do argumento “Eu não gosto disso” é, no final das contas, uma questão de poder. Você não quer que seja assim. É muito importante estabelecer que “comida é comida”. Não deve ser uma situação de tomar ou tirar o poder.

Introduza uma série de alimentos diferentes. Parece muito básico, mas muitos pais não apresentam alimentos saudáveis aos filhos, como espinafre ou pão integral, por exemplo.

E aí que começam os problemas. A mãe deve se tornar a “relações públicas” do espinafre. Ela será a porta-voz para as delícias da comida saudável. E isso não significa apenas a conversa e o convencimento, mas comer alimentos nutritivos todos os dias na frente dos seus filhos.


Comece agora! É hora de colocar uma torta de espinafre na frente deles, que eles vão comer. Há estudos que mostram que as crianças precisam provar as coisas uma dúzia de vezes antes de se acostumarem com o sabor, o gosto e o aroma.

Desafie os adolescentes: diga a eles (especialmente os meninos), “Acho que vou te desafiar a fazer isso ficar muito saboroso”. Use a palavra “desafio” e tente apelar para o lado competitivo deles.

Estabeleça as mordidas “não, obrigado”. Eles devem provar ao menos um pedacinho, é só o que você está pedindo e esta é a regra da casa. Sem negociação! Você não é um cozinheiro de restaurante, e ninguém deve se sujeitar a preparar pratos diferentes para cada membro da família.

Comidas que as crianças gostam: brócolis no vapor (al dente), palitos de cenoura, pepino, etc. Eles gostam de alimentos crocantes.


Cuidado com o tamanho das porções: As porções são incrivelmente importantes, e são provavelmente a metade do que os pais acham que deveria ser. Procure servir porções pequenas, especialmente se for algo delicioso.

Leva 20 minutos para o estômago dizer ao cérebro que está cheio. Assim, comece servindo os vegetais frescos. Quando eles chegarem à sobremesa, por sorte já passaram os 20 minutos e eles dirão “eu não quero comer mais nada”. Mas se eles quiserem, ofereça frutas da estação, para matar sua vontade por algo doce.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails