quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Geleia de Tomates


Tempo de preparo: cerca de 1h40

Ingredientes (para 8 xíc. de geleia)
- 4 laranjas
- 6 xíc. de açúcar, divididas
- 1/2 xíc. de água
- 4,5 Kg de tomates (tipo italiano)
 - 2 colheres (chá) de sal
- 1 colher (chá) de pimenta-do-reino

Como Fazer
 
1. Com um descascador de legumes, descasque a pele das laranjas em tiras. Esprema as laranjas, reservando 1 xíc. (o restante pode ser usado para outro fim).
 
2. Coloque o suco, 1 xíc. de açúcar e a água dentro de uma panela de tamanho médio e leve ao fogo médio-alto, e então adicione as cascas. Deixe aquecer até que a mistura comece a ferver.
 
3. Abaixe o fogo para médio e continue o cozimento até que a casca fique meio traslúcida e bem macia, cerca de 10 minutos. Tire do fogo e deixe esfriar em temperatura ambiente.
 
4. Enquanto a casca da laranja esfria, descasque os tomates (ver técnica de pelar tomates nesse blog).

5. Remova as sementes e corte os tomates grosseiramente. Coloque os pedaços dentro de uma panela grande com as restantes 5 xícaras de açúcar.


6. Quando a laranja tiver esfriado, pique a casca. Coloque as cascas picadas em uma vasilha, reservando em separado o líquido do cozimento.

7. Leve ao fogo alto o tomate com açúcar, mexendo frequentemente com uma colher de pau grande (ou espátula resistente ao calor). Cozinhe a geleia até começar a engrossar, de 45 minutos a 1 hora. Irá ferver e borbulhar muito durante o cozimento; mexa com frequência, mas não o tempo inteiro.

8. Reduza o fogo para médio-alto e adicione a casca de laranja picada, sal e pimenta, mexendo constantemente. Prove a geleia. Se preferir notas cítricas mais fortes, junte agora um pouco do líquido do cozimento da casca. Continue a cozinhar até que a geleia esteja bem brilhante e com consistência grossa.

9. Depois de esfriar, leve à geladeira, ou coloque em potes de conserva adequados (esterilizados e bem vedados).

Dica: Sirva com torradinhas, ricota, ovos, panquecas, carnes, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails