terça-feira, 2 de novembro de 2010

Por que a hora de comer é importante?

O horário das refeições e lanches afeta a sua saúde.

Estudos recentes revelaram que as pessoas perdem mais peso quanto mais cedo no dia se alimentam. Mas o interessante é que esses mesmos estudos descobriram que o tecido muscular é mais bem preservado comendo mais tarde no dia.

E quanto à frequência das refeições?

Imagine que eu vá comer um pedaço grande de torta. Importa para minha saúde se eu comer tudo de uma vez, ou se eu dividir em três pedaços menores e comer durante o dia?

Uma pesquisa descobriu que não há diferença de peso entre pessoas que comem três refeições ao dia contra uma vez (se as calorias forem as mesmas). Entretanto, os voluntários que comeram apenas uma refeição ao dia disseram sentir mais fome durante o dia. Os níveis de colesterol e a glicose se apresentaram mais elevados no grupo que se alimentava uma vez ao dia.


Então, devemos apenas ‘beliscar’ ao longo do dia?

Provavelmente não. O que se sabe é que as pessoas que comem em horários irregulares (seis ou mais vezes ao dia, em vários intervalos) tendem a queimar menos calorias após essas refeições do que aqueles que comem em horas mais regulares.

Em geral, os estudos parecem apoiar o fato de que comer em intervalos regulares ajuda a enganar a fome e pode até mesmo ajudar o corpo a queimar a gordura para obter energia de forma mais eficiente.

Refeições regulares (e lanchinhos, quando necessário) ajudam a manter o corpo queimando calorias mais profundamente que na alimentação irregular. E comer mais cedo no dia parece ter vantagens sobre comer tarde da noite, ao menos quando se fala em manter o peso ou emagrecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails