quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Cogumelos Recheados com Quinua


Você vai precisar de cogumelos grandes, com bordas altas. Os muito achatados não servem, pois o recheio vai cair fora. Essa receita usa quinua, mas pode-se usar cuscuz. Outra opção é enriquecer o recheio com 3 ou 4 colheres (sopa) de creme de leite.
É um prato fácil de fazer, mas que requer um certo tempo de antecedência no preparo.


Ingredientes (para 3 porções)

- 6 cogumelos grandes (cerca de 80-90 g, cada)
- 6 colheres (sopa) de azeite de oliva
- 6 colheres (sopa) de água ou caldo de legumes

Para o Recheio
- 1 cebola média
- 30 g de manteiga (mais para untar)
- 1 dente de alho
- 1 colher (chá) de estragão fresco picado
- 100 g de quinua
- 250 g de acelga (4 folhas grandes e seus caules)
- 6 colheres (sopa) de parmesão ralado

clique abaixo para ver como preparar os cogumelos...

Como Fazer

Pré-aqueça o forno a 180oC.

Limpe os cogumelos, corte seus talos (você pode picá-los e depois juntar à mistura de cebola) e coloque-os dentro de uma fôrma ou prato refratário.

Misture o azeite e a água com um pouco de sal e pimenta-do-reino e, com uma colher, derrame o líquido sobre os cogumelos, virando-os para que fiquem molhados de ambos os lados.

Vire-os com lado côncavo para cima, cubra com papel alumínio, e leve para assar por 15-20 minutos, ou até que fiquem macios. Se parecerem ressecados, borrife mais um pouco de óleo ou caldo.

Descasque a cebola e pique bem.

Derreta a manteiga numa frigideira e junte a cebola picada. Refogue a cebola em fogo médio, mexendo de vez em quando, por uns 10 min., até ficar macia e levemente dourada. Enquanto a cebola cozinha descasque o alho e corte em fatias fininhas, e pique o estragão. Junte o alho e o estragão à cebola.

Enquanto isso, cozinhe a quinua em água fervente (com sal) por 12 minutos (1 parte de quinua para 2 partes de água). Escorra e reserve.

Corte os talos da acelga e fatie em pedaços pequenos, e então junte à cebola. Rasgue as folhas e, assim que os talos ficarem macios junte à frigideira. Deixe cozinhar por 4-5 minutos, até as folhas ficarem macias.

Tempere com sal e pimenta. Misture a quinua cozida.

Recheie os cogumelos e polvilhe queijo parmesão ralado.

Unte a superfície de cada cogumelo com manteiga e leve-os para assar, descobertos, por uns 30 min., ou até que o recheio fique dourado e levemente crocante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails