terça-feira, 15 de dezembro de 2009

A Importância Do Ácido Fólico Na Dieta

Há fases da vida, como durante a gravidez, em que a presença dessa vitamina é especialmente útil.

Ácido fólico, folato... muitas vezes ficamos em dúvida ao ouvir essas palavras. Sabemos que sua presença em nossa dieta é importante, mas por que exatamente?

Primeiro: o que é o ácido fólico?

Ácido fólico e folato são termos diferentes para uma mesma vitamina; uma das vitaminas do complexo B, muito importante na fase de crescimento, na adolescência e durante a gravidez.
Isso porque essa vitamina ajuda a prevenir certos defeitos congênitos relacionados com o cérebro e a medula espinhal (os chamados defeitos do tubo neural). É por isso que se aconselha que as mulheres consumam o folato antes da concepção e durante a primeira etapa da gestação, para prevenir esses defeitos (para as mulheres em idade fértil, a recomendação é 400 mcg. de ácido fólico diário – mas é aconselhável pedir ao seu médico que receite a dosagem apropriada).

Mas apesar de referir-se à mesma vitamina, a diferença entre ácido fólico e folato é que o primeiro é a vitamina do complexo B feita pelo homem e que é usada como suplemento de vitamina e adicionada a certos alimentos (chamados de alimentos enriquecidos ou fortificados), enquanto que o folato é a forma natural da vitamina do complexo B encontrada naturalmente em alguns alimentos.

Assim, por exemplo, a melhor fonte dessa vitamina para incluir em nossa dieta seriam produtos como os cereais que são fortificados, as folhas verdes, as frutas cítricas, algumas vagens, e o fígado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails