sábado, 21 de novembro de 2009

Prevenção da Gripe A

Quais Alimentos Ajudam a Combater a Gripe A (H1N1)?

Embora a transmissão da Gripe A tenha sido muito reduzida com a chegada do calor no país, no Hemisfério Norte a preocupação com a doença é grande, e as campanhas de vacinação já começaram.

Mesmo assim, é bom ficarmos atentos, de forma preventiva, não só com a Gripe A, mas com gripes em geral, que podem trazer conseqüências desagradáveis à nossa saúde.

Os cuidados com a higiene pessoal, não devem ser diminuídos, ou seja, lavar bem as mãos, usar o álcool gel, usar lenços descartáveis e manter os ambientes sempre bem arejados.

Mas seguir essas indicações muitas vezes não é o suficiente para prevenir as infecções. Uma vez que o vírus invade o corpo, reforçar o sistema imunológico é o melhor modo de lutar contra a gripe. Pessoas com o sistema imunológico forte são menos propensas a desenvolver sintomas sérios quando são infectadas.

Aqui estão alguns alimentos que podem ajudar a reforçar seu sistema imunológico.

KIWI – uma fruta rica em Vitamina C

O kiwi tem altos níveis de vitamina C, o que ajuda a fortalecer o sistema imunológico.
A vitamina C encoraja a produção de interferon, que limita o crescimento de viroses e de células cancerígenas.
Um só kiwi contém cerca de 100 mg de vitamina C, quase duas vezes mais que a quantidade encontrada num limão ou numa laranja, e seis vezes mais que numa maçã.
Por sinal, um kiwi é o suficiente para suprir a dose diária recomendada de vitamina C (60-70 mg).


Gengibre – e seu componente ativo, o Gingerol

O Gengibre é efetivo em destruir bactérias que podem levar às viroses gripais, pneumonia e bronquite. Sabe-se que o componente ativo do gengibre, o gingerol, inibe a COX-2, uma enzima que causa inflamação. Entretanto, um consumo excessivo de gengibre pode estimular a secreção do suco gástrico, danificando a membrana mucosa gástrica. Como o cozimento não afeta sua potência, pessoas com estômago delicado podem cozer o gengibre antes de consumi-lo.


Ostras e Carne Vermelha – boas fontes de zinco

O zinco presente na carne vermelha e nas ostras ajuda a fortalecer os leucócitos.
Um estudo norte-americano mostrou que um aporte de zinco dentro de 24 horas depois de desenvolver sintomas da gripe pode ajudar a aliviá-los. Mas cuidado! Consumir zinco em excesso pode enfraquecer o sistema imunológico, portanto é melhor evitar os suplementos de zinco e comer alimentos como carne, ostras, feijões e lulas, que são ricos nesse mineral.

Ômega 3 – ácidos graxos presente nos peixes

O ômega 3 (ácido graxo) inibe os processos inflamatórios e ajuda a ativar os leucócitos. Estimula o metabolismo corporal e tem um melhor efeito quando consumido através de pescado do que de fontes vegetais.
Para promover o metabolismo corporal é bom consumir de 2 a 3 gramas de ácido graxo ômega 3 ao dia.
Uma porção de peixe, como a cavala (peixe de águas frias), por exemplo, contém de 0,5 a 1 g da substância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails