Algumas das chamadas “carnes exóticas”, que ao contrário do que alguns podem pensar, não são carnes de caça, mas de animais criados em cativeiro, são pouco conhecidas e consumidas, mas são muito saudáveis, por serem mais ‘magras’, com menos gordura e mais proteína.
Se você não tem disposição ou acesso a essas carnes para prepará-las, hoje em dia muitos restaurantes oferecem pratos de carnes diferentes em seus menus.
Se estiver disposto a desfrutar de novas experiências gastronômicas, você pode se surpreender com o sabor de carnes como a de búfalo ou de avestruz.
Veja algumas características de algumas carnes exóticas que você pode vir a encontrar em restaurantes, ou em alguma viagem ao exterior:
Búfalo: classificada como de primeira qualidade, essa carne vermelha pode ser cozida de várias formas (grelhada, frita, assada, etc.). Tem um sabor um pouco mais forte que a de boi. Embora se possa estranhar o sabor a princípio, é uma carne saudável, por conter menos gordura, colesterol e calorias que outras carnes como a de frango ou pato.
Avestruz: de textura, sabor e cor semelhante à carne de boi, mas com colesterol mais baixo, menos gordura e calorias, embora rica em proteínas. Seu consumo tem se popularizado em várias partes do mundo. E os ovos de avestruz também são muito apreciados.
Emu: o Emu (Dromaius novaehollandiae) é o maior pássaro nativo da Austrália. Assim como a carne de avestruz, é uma carne vermelha bem magra (97% livre de gordura) e por isso é ótima para quem está de dieta, ou quer manter a forma. Lembra a carne de novilho, mas contém mais ferro, proteínas e vitaminas A, C e B12. Além de sua carne, aproveitam-se seus ovos, a pele e a gordura.
Canguru: cada vez mais popular, graças as suas propriedades: é uma ótima fonte de proteínas, zinco e ferro, além de ter pouquíssima gordura, em comparação a outros tipos de carne. Parecida com a carne de novilho, mas mais tenra, mas com um sabor de carne de caça.
Jacaré: uma carne igualmente saudável, tem uma boa quantidade de proteínas, ácidos graxos não saturados e vitaminas. Quanto ao sabor, é um pouco difícil de definir ao paladar pouco acostumado ao seu consumo, mas poderíamos dizer que está entre o peixe e a carne de frango. Também é uma carne magra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário