segunda-feira, 1 de julho de 2013

Mamão: Fatores Nutricionais e Benefícios à Saúde



O mamão é uma fruta tropical muito saborosa, e que traz grandes benefícios à saúde. Originária das regiões tropicais do continente americano, por seu sabor agradável tornou-se popular em todo o mundo. Existem várias qualidades (espécies) de mamão, mas uma das prediletas dos consumidores sem dúvida alguma é a papaia, com sua polpa de cor avermelhada e sabor adocicado.

A polpa da fruta normalmente é consumida ao natural, sem casca e sementes. Quando verde, a polpa pode ser comida cozida, geralmente em molhos de curry, saladas e cozidos.

A papaia verde é usada na culinária do sudeste asiático, tanto crua como cozida. O mamão possui uma quantidade relativamente alta de pectina, que pode ser usada na confecção de geleias.

As sementes escuras da papaia são comestíveis e tem um sabor forte e picante. Algumas vezes estas sementes são usadas substituindo a pimenta-do-reino preta.


Benefícios à Saúde

O mamão é ótimo para a pele e pode ser usado como máscara de beleza para aproveitar seus benefícios. Ajuda na eliminação da acne e para abrir os poros obstruídos da pele. A polpa fermentada da papaia, também conhecida como papaína, ajuda a dissolver as células mortas, proporcionando uma pele fresca e brilhante.

O mamão é uma fruta rica em fibras e tem baixos níveis de colesterol. Contém enzimas que ajudam a prevenir a oxidação do colesterol, o que, consequentemente, ajuda a prevenir problemas cardíacos.

Os agentes antioxidantes da papaia ajudam no controle do envelhecimento prematuro. Essa qualidade da papaia nos ajuda a manter uma aparência jovial.

 As sementes do mamão também possuem propriedades medicinais. Elas são muito boas para o tratamento de verminoses intestinais.

O mamão ajuda a prevenir constipação e regula a digestão. A enzima papaína é uma enzima digestiva que auxilia na digestão natural.

O suco da papaia ajuda na cura de infecções do cólon, ao limpar o pus e muco do mesmo. É preciso ingerir o suco regularmente para sarar rapidamente.

Para mulheres grávidas, o consumo regular de uma pequena fatia de mamão ajuda na prevenção das náuseas matinais.

A papaia contém enzimas anti-inflamatórias que ajudam a aliviar dores em pessoas sofrendo de artrite, edemas e osteoporose, e também possui propriedades anticancerígenas.

O mamão também é uma ótima fonte de vitamina A (1094 IU/100 g) e flavonoides como Betacaroteno, luteína, zeaxantina e criptoxantina. A vitamina A é necessária na manutenção das membranas mucosas saudáveis, bem como a pele, além de ser essencial para a visão. Estes compostos são conhecidos por suas propriedades antioxidantes; eles agem como ‘limpadores’ que protegem o organismo de radicais livres originados do oxigênio e espécies reativas de oxigênio (ERO) que desempenham um papel no envelhecimento e em vários processos infecciosos. Consumir frutas ricas em carotenos é uma boa forma de proteger o corpo de tumores do pulmão e da cavidade oral.
 
A papaia ao natural ajuda na regulação do fluxo e das irregularidades na menstruação nas mulheres. Além disso, ajuda a reduzir as cólicas durante o período menstrual.

Salada de Papaia Verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails