quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Cardápios de Ceia de Natal


Algumas ideias de como compor os pratos para a ceia de Natal.

A parte mais fácil, normalmente, é escolher o prato principal do jantar, seja o peru, ou outra ave, peixe, lombo de porco, etc. Mais trabalhoso é organizar o cardápio de acompanhamentos, e como montar os pratos de forma harmoniosa e bonita.

Comecemos por uma ceia de Natal clássica, com um belo peru assado, enfeitado com legumes cozidos e folhas de salsa ou coentro. Como acompanhamento, um molho de frutas vermelhas, purê de batatas e uma salada de folhas verdes. Além disso, uma tábua de queijos e uvas de mesa.



Uma sugestão de primeiro prato, fatias finas de tender, legumes ao vapor e uma maionese temperada (de limão, por exemplo).



Um chester assado, acompanhado de frutas frescas da estação, como figos, mais couve-de-bruxelas e cebolinhas assadas.



Salada mista colorida (acompanha aves ou outra carne), com tomates cereja, nabo e cenoura cortado em tirinhas finas, amendoim torrado, pimenta vermelha.



Ou ainda, salada mista de legumes acompanhando aves ou carne de porco.



Aperitivos: prepare um prato bem colorido, com queijos, torradinhas, legumes e frutas; o bastante apenas para abrir o apetite!



Frutos do Mar

- Camarões fritos com alhos inteiros, acompanha fatias de berinjela grelhada;



- Lagosta, salmão defumado; prepare um cream cheese temperado (ou manteiga), faça rolinhos e envolva com papel manteiga. Leve ao refrigerador até a hora de servir. Desembrulhe e corte em rodelas;



- Ostras gratinadas com risoto de tomates.



- Este prato de ostras está lindo, mas o que gostei mesmo foi da pirâmide de cachos de uva ao fundo. Uma boa ideia para decorar uma mesa de festa!



- Peixe com legumes ( cenoura, berinjela, pimentão vermelho, cebolinha, castanhas-de-caju);



- Salada colorida de camarão: um prato lindo e muito simples de montar.  Prepare o camarão frito ou cozido (ver receita de camarão cítrico). Corte uma ou duas abobrinhas em fatias finas e grelhe. Para enfeitar, cenoura e ervilhas cozidas. Finalize com morangos e nozes. Prepare um molho (azeite e vinagre, ou limão) à parte.
 
 
Boas Festas!🎄🎁⛄

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails