terça-feira, 26 de junho de 2012

O AGRIÃO


O agrião é uma verdura de folhas pequenas, verde-escuras, e de sabor levemente picante. Cresce espontaneamente em solos úmidos, perto de córregos.

Na culinária, o agrião é usado principalmente em saladas, mas também pode ser empregado em pratos quentes, como sopas e purês.

O agrião é considerado uma das principais fontes de vitamina A, essencial para a vista e para a pele.

Também possui altíssimo potencial de sais minerais, como iodo, enxofre, cálcio, fósforo e, principalmente, ferro.

Como o agrião tem poucas calorias e, praticamente nenhuma gordura, é um excelente alimento para as pessoas em dieta de emagrecimento. Além disso, tem propriedades tônicas e estimulantes, que o tornam um alimento ótimo para abrir o apetite – por isso se recomenda servi-lo como primeiro prato, em forma de salada, principalmente em dias quentes, pois também tem poder refrescante.


Para quem tem problemas respiratórios, nada melhor que “água de agrião”. Como preparar: coloque um punhado de agrião numa xícara com água. Deixe descansar por uma noite. Depois, coe num pano, esmagando bem para que saia todo o suco. Tome essa infusão pela manhã, em jejum.

Além disso, o agrião é ótimo para fortalecer o organismo. Tome diariamente 1 colher (sopa) de suco de agrião com algumas gotas de mel.


Como comprar – Quando é de boa qualidade, o agrião deve ter folhas verdes bem escuras, brilhantes, firmes e tenras, sem manchas nem marcas de insetos. As folhas amareladas e murchas indicam que o agrião já está velho, não sendo, portanto, recomendado o seu consumo. O mesmo vale para o agrião roxo.

Como guardar – antes de guardar, limpe bem o agrião. Elimine as folhas amareladas ou machucadas.  Elimine os caules mais grossos. Armazene em saco plástico e guarde na geladeira. Assim, ele se conserva por 3 a 4 dias.

Como preparar – Comece separando os galhos do maço. Depois, retire as folhas, com seus cabinhos, aproveitando também os talos mais tenros. Faça esse trabalho com as mãos, pois não é conveniente que o agrião entre em contato com metais porque perde parte de suas propriedades nutritivas. Lave bem até que não restem resíduos. Em seguida, deixe o agrião de molho em água, com algumas gotas de vinagre ou limão. Escorra.


Salada de Agrião

Prepare uma salada rápida e com um distinto sabor asiático. Separe os talos macios e folhas do agrião, lave bem, seque. Refogue tudo rapidamente na frigideira, com pouco óleo. Retire da panela e, sobre uma tábua, junte bem os talos e corte em 2 ou 3 partes. Dentro de uma vasilha, misture alho bem picado, uma colher de pasta de soja (missô), óleo de gergelim a gosto, 1 colher (sopa) de sementes de gergelim. Junte o agrião cortado e misture bem com o tempero. Enfeite com pimenta vermelha e sirva, acompanhado de uma carne ou omelete.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails