domingo, 6 de novembro de 2011

Extrato de Baunilha Caseiro


Adicione esse riquíssimo extrato natural de baunilha na sua cesta de Natal. Se você tem amigos e familiares que gostam de cozinhar, eles vão amar esse presente!


A baunilha se origina da vagem de uma espécie de orquídea (Vannila aromatica), sendo a única fruta comestível dessa planta.


Embora originária do México, América Central e Caribe, foi na Ilha de Madagascar que se desenvolveu o método de polinização artificial dessa planta. Desde então, a ilha é responsável por 80% da produção mundial de baunilha.

Ingredientes
  • 15-20 favas de baunilha
  • 1 garrafa (750 ml) de licor neutro (40% álcool), como vodka, ou rum
  • garrafinhas pequenas, esterilizadas


Como Fazer

Usando uma faca afiada, corte a fava de baunilha no sentido do comprimento, para expor as sementes.

Separe uma parte da vodka (mais ou menos 200 ml) da garrafa original, reservando em outra garrafa ou jarra.

Reparta as favas nas garrafinhas (ou coloque tudo dentro da garrafa original de vodka), e cubra o espaço restante com a vodka reservada, se necessário.

Tampe as garrafas, sacuda várias vezes, e guarde em um armário arejado e escuro.

Deixe as garrafas descansarem por ao menos três meses, mexendo uma ou duas vezes por semana, ou sempre que lembrar! A mistura ficará mais escura e densa ao longo do tempo.

Uma vez que comece a usar o seu extrato caseiro, você pode cobri-lo com mais álcool (preferencialmente do mesmo tipo), e ocasionalmente restaurá-lo com mais algumas favas novas (lembre-se de retirar algumas das favas velhas quando fizer isso).

Dica: Favas de baunilha de boa qualidade equivalem a um extrato de boa qualidade, portanto evite usar favas secas velhas, mais encontradas em supermercados. Procure comprar as favas em mercados públicos ou feiras livres.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails