segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Dicas Básicas Para Controlar o Apetite


Para quem quer cuidar do peso para ter uma bela figura nesse verão, ou ainda, para aprender a controlar o apetite nos banquetes de fim de ano, é bom ler com atenção essas sugestões simples, mas eficazes.

Mastigue devagar, faça várias refeições ao dia, e não faça ‘nada mais’ enquanto come - são alguns dos hábitos a serem seguido.
Uma das coisas mais complicadas na hora de manter-se em forma consiste – e todo mundo está cansado de saber – em controlar o apetite. É evidente que para consegui isso a força de vontade se converte na principal arma. Mas se somarmos a isso uma série de hábitos alimentares saudáveis, o ‘feito’ será menos complicado de ser alcançado. Essas são algumas dicas básicas que são propostas nesse sentido:

1. Enquanto come, não faça mais nada

Sente-se para comer sem fazer mais nada (assistir TV, ler, trabalhar…). Se for complicado para você, pode ser um sinal de que o prazer que experimenta ao comer esteja relacionado com outras atividades e não responde à satisfação da fome real.

2. Coma devagar

Comer rápido demais faz com que o controle interno de seu organismo fique impedido de saber quando você comeu o suficiente. E é isso que pode levar você a comer em excesso.

3. Coma, sempre que puder, no mesmo lugar

Escolha um lugar de sua casa, ou do trabalho, onde possa comer e não fazer mais nada aí. Isso tornará menos provável que você coma enquanto faz outras coisas.

4. (Talvez a dica mais importante!) Ponha no prato somente o que vai comer

Isso irá ajudá-lo a controlar melhor o que come. Se você come em casa, sirva o prato na cozinha, não leve à copa as panelas ou travessas de comida. Assim, evitará mais facilmente a tentação de repetir.

Fome real ou fictícia?

Há dois tipos de fome, a que responde a uma necessidade fisiológica de ingerir alimentos (fome física, ou real) e a que responde a fatores emocionais ou ambientais como, por exemplo, a ansiedade, o estresse, o aborrecimento, as reuniões sociais, etc. (fome psicológica, ou não real). Por isso, aprender a diferenciar entre a fome real e o simples impulso é fundamental. Se comer quando seu corpo necessita de um aporte de nutrientes, ajuda a manter o equilíbrio energético e a manter-se em forma, fazê-lo por outros motivos poderia levá-lo a um consumo excessivo e ao aumento de peso.

A importância de comer várias vezes ao dia

Comer um lanchinho saudável no meio da manhã, ou da tarde, quando surgem esses pequenos momentos de fome, ajuda você a manter a forma, porque favorece o balanço energético. Assim, satisfazer o apetite na metade do dia ajuda a chegar melhor à refeição seguinte e a manter a forma, já que você estará repartindo o aporte energético diário de um modo mais equilibrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails