terça-feira, 13 de setembro de 2011

Boa Notícia Para os Fãs da Batata



A humilde batata emergiu como um improvável superalimento, depois de um estudo mostrar que a mesma pode reduzir a pressão arterial.

Os cientistas alimentaram 18 voluntários com 6-8 batatas, duas vezes ao dia, e descobriram que depois de um mês suas leituras de pressão arterial média tinham melhorado.

A pressão arterial sistólica, a leitura "superior" quando o sangue é bombeado a cada batida do coração, caiu em 3,5 por cento. Ao mesmo tempo, a diastólica, leitura "inferior" mostrando a pressão entre os batimentos quando os vasos sanguíneos estão relaxados, diminuiu 4,3 por cento.

A maioria dos pacientes apresentava sobrepeso ou obesidade e já estava tomando medicamentos para pressão alta, mas as batatas ainda pareciam ter algum efeito.

A batata, talvez mais do que qualquer outro vegetal, tem uma reputação ruim que tem levado muitas pessoas preocupadas com a saúde a bani-la de sua dieta. Mencione ‘batata' e as pessoas pensam 'engordar, carboidratos, calorias vazias'.

Na realidade, quando preparada sem fritura e servida sem manteiga, margarina ou creme de leite, uma batata tem apenas 110 calorias e dezenas de fitoquímicos saudáveis, além de vitaminas.

Os cientistas esperam que sua pesquisa ajude a refazer a imagem nutricional popular da batata. Para esse estudo, os pesquisadores usaram batata roxa, cozida no microondas, com casca, sem óleo.

A batata roxa foi escolhida porque os pigmentos de cor em frutas e legumes são especialmente ricos em substâncias benéficas. Mas os cientistas acreditam que as batatas rosa ou branca podem ter efeitos semelhantes.

Estudos anteriores já haviam identificado nas batatas substâncias que agiam da mesma forma que os inibidores da ACE, medicamentos amplamente usados para controlar a pressão arterial elevada.



Infelizmente para os fãs de batatas chip, altas temperaturas de cozimento destroem a maioria dos produtos químicos saudáveis ​​nas batatas, deixando principalmente amido, gordura e minerais.


Para quem, como eu, não usa o forno microondas, sugiro cozinhar as batatas no vapor.

Veja algumas receitas deliciosas com batatas:
- Salada de Batatas Assadas,
- Torta Colonial,
- Bacalhau à Napolitana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails