quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Aprenda a Escolher Lanches Saudáveis


Aqueles lanchinhos que você faz na pressa, entre as refeições, e que tem uma péssima reputação, não precisam ser tão calóricos, a ponto de fazê-lo engordar.

Feito na hora certa, e com os nutrientes corretos, um lanche é o seu melhor amigo. No meio da tarde, uma porção de frutas secas (nozes, castanhas) e uma pera crocante podem controlar a fome implacável das 19 horas, sem contar o aporte de alguma fibra e uma mistura de nutrientes saudáveis.

Mas comer entre as refeições nem sempre tem muito a ver com apetite – ou mesmo nutrição. O lanche pode ter começado como algo para matar a fome real entre as refeições, mas os tempos mudaram.

Alimentos altos em calorias, e baixos em nutrientes estão na nossa frente o tempo inteiro, como os cookies gigantes, as balinhas no balcão da loja, e até mesmo os chocolates que alguém oferece para você comprar, por uma boa causa. Sem falar no lanchinho ‘recreativo’: pense nos pacotes gigantes de pipoca gordurosa na sala de cinema, ou os salgadinhos engolidos na frente da TV.

Aliás, a TV e o lanchinho tornaram-se uma associação. Você está vendo TV e, consequentemente, está comendo. Tem muita comilança e consumo de álcool ou refrigerantes acontecendo na frente da telinha, e talvez isso se deva em parte por que não podemos mais manter as mãos desocupadas. As pessoas não têm mais passatempos, como costumavam ter.

Mas as desventuras dos lanchinhos podem começar bem antes de acionar o controle remoto da TV à noite, frequentemente com o primeiro cafezinho no ambiente de trabalho.
Um capuccino extragrande com chantilly (287 cal) pode ter mais calorias que uma porção pequena de batatas fritas – e adicione mais calorias com um muffin grande (478 cal), ou um pão de queijo, que podem variar de acordo com os ingredientes.
É como comer um segundo café da manhã! As pessoas não se dão conta que um lanchinho deve ter cerca de 140 calorias, ou menos.

Os nutricionistas aconselham, por exemplo, a cortar calorias extras que acompanham a cafeína, substituindo por porções pequenas, e leite desnatado. Se você não consegue resistir a algo doce acompanhando o seu cafezinho, coma um biscoitinho, ou um mini muffin, ao invés de pão de banana.

Parece que o impulso de escolher mal os lanches no trabalho se origina na falta de planejamento. Algumas pessoas podem ser bem organizadas quando se trata de chegar à tempo ao trabalho e às reuniões, mas nunca param para pensar em como se alimentam durante o dia. E enquanto alguns ambientes de trabalho fornecem lanches saudáveis como frutas frescas, etc., outros dificultam a vida dos funcionários, colocando máquinas de doces e salgadinhos, ou até mesmo uma cozinha cheia de lanches calóricos.

E se é difícil ter acesso a lanches saudáveis no trabalho, sugerimos comprar um suprimento semanal no final de semana, que você pode levar ao escritório... Como iogurte natural desnatado com frutas vermelhas, bolachas integrais e queijo. Ainda recomenda-se ignorar as barrinhas de cereais e os doces diet.


Quanto a lidar com a fome do meio da tarde, tente beber água antes de ir ‘caçar’ um lanche.

Finalmente, para domar a fome da noite, sugerimos que a pessoas comam apenas quando estiverem com fome, comam somente sentadas à mesa e que tenham um limite de um lanche após o jantar.

É fato...         

... A desidratação pode ser confundida com desejo de comer doce – beba água antes de abrir o pacote de biscoitos.

... Comer as refeições regularmente, à base de proteínas magras e carboidratos de qualidade reduz a vontade de lanchar.

... Não se deixe enganar: pão de banana é só outro nome para bolo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails