quinta-feira, 30 de junho de 2011

Dor de Cabeça e Alimentação


Existe alguma ligação entre certos alimentos e a dor de cabeça?

Já foi demonstrado que determinados alimentos contribuem para o aparecimento das cefaléias.

É comum ouvir falar de pessoas que cortaram algum alimento de suas dietas, ou tenham sido aconselhadas a controlar certas comidas para prevenir as cefaléias.

E realmente, alguns alimentos podem produzir dores de cabeça fortes. Em geral, os especialistas concordam que entre os componentes não recomendáveis se encontram:

- os nitratos (salsichas, embutidos, cachorro-quente, etc.);

- o glutamato monossódico (utilizado em alguns pratos da culinária oriental, especialmente a chinesa de baixa qualidade);

- bebidas com cafeína (café ou colas);

- alimentos com tiramina (chocolates, queijos, nozes);

- farinha de trigo (ou o glúten) *;

- bebidas alcoólicas.

*Muitas pesquisas e diagnósticos indicaram que algumas pessoas apresentam fortes cefaléias ou até mesmo enxaquecas, como sintoma de uma sensibilidade a produtos derivados do trigo, ou mesmo ao glúten. Uma recomendação importante é o exame de diagnóstico da doença celíaca nessas pessoas, para descartar a possibilidade de que essas dores de cabeça sejam um sintoma da alergia ao glúten.

Enfim, o importante é que o médico é quem melhor conhece o seu paciente e pode dizer se esse é o caso.

Leve em conta que, juntamente com esses alimentos, a sensação de fome pode produzir dor de cabeça, e é por isso que se recomenda comer normalmente na mesma hora e respeitar o horário habitual das refeições.


Por outro lado, existem também uma série de alimentos ou substâncias que podem ser benéficas e atuar como estabilizadoras da dor de cabeça.

- A vitamina B, por exemplo, reforça o sistema nervoso, sendo útil nas cefaléias e na sua prevenção.
limão, "aspirina natural"

- Algumas plantas, suas infusões ou outras formas de aplicação das mesmas, podem ajudar igualmente: gengibre, melissa, passiflora, boldo, fumária, ginko e flor de malva são algumas delas.

ginkgo biloba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails