quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Memória: alimentos que ajudam a melhorar a atividade cerebral


“A memória é o tesouro e guardião de todas as coisas.”




Pequenas falhas de memória são comuns no dia-a-dia, e podem ser atribuídas a vários fatores, como cansaço, falta de sono, estresse, bem como uma alimentação errada.


Existem muitos “remédios” para tratar das ditas lacunas mentais, e os mais efetivos são estimular a memória através da prática de exercícios como leitura, cálculo, aprender novas línguas...


...e estimular o cérebro pela ingestão de certos alimentos.


Podemos aumentar muito nossa capacidade de concentração comendo regularmente alimentos como soja, pescados, etc.




Quais alimentos são amigos do cérebro?


Lecitina de soja: é um suplemento nutritivo excepcional para potencializar a memória, e ajuda a equilibrar os níveis de colesterol.


Frutas secas: entre elas, a estrela é a avelã, pois sua vitamina B1 é fundamental para as funções cerebrais.


Legumes: o aporte proteico desses alimentos é também muito recomendado.


Cítricos: as frutas são grandes amigas da memória por seu conteúdo de açúcares (o principal combustível do cérebro). Entre elas, são especialmente recomendadas as que contêm maior quantidade de vitamina C, como a laranja, o limão e o kiwi.


Pescados (salmão, atum, arenque, anchova, sardinha e cavala): diversos estudos determinaram que existe uma relação direta entre o bom estado da capacidade mental e elevados níveis no sangue dos ácidos graxos (ômega-3) que este tipo de pescado apresenta.


Hortaliças: espinafre, brócolis, cenoura, cebola e tomate contêm um elevado número de antioxidantes, fundamentais para lutar contra a deterioração das membranas celulares.


Azeite de oliva extra-virgem e alho cru: também são muito aconselhados para evitar as falhas de memória.


Por último, tente evitar o álcool e as bebidas estimulantes.


“A melhor memória é aquela que não esquece nada, apenas as ofensas. Escreva elogios em mármore, e ofensas na areia.” (provérbio persa)

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