quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Memória: alimentos que ajudam a melhorar a atividade cerebral


“A memória é o tesouro e guardião de todas as coisas.”


Pequenas falhas de memória são comuns no dia-a-dia, e podem ser atribuídas a vários fatores, como cansaço, falta de sono, estresse, bem como uma alimentação errada.

Existem muitos “remédios” para tratar das ditas lacunas mentais, e os mais efetivos são estimular a memória através da prática de exercícios como leitura, cálculo, aprender novas línguas...

...e estimular o cérebro pela ingestão de certos alimentos.

Podemos aumentar muito nossa capacidade de concentração comendo regularmente alimentos como soja, pescados, etc.


Quais alimentos são amigos do cérebro?

Lecitina de soja: é um suplemento nutritivo excepcional para potencializar a memória, e ajuda a equilibrar os níveis de colesterol.

Frutas secas: entre elas, a estrela é a avelã, pois sua vitamina B1 é fundamental para as funções cerebrais.

Legumes: o aporte proteico desses alimentos é também muito recomendado.

Cítricos: as frutas são grandes amigas da memória por seu conteúdo de açúcares (o principal combustível do cérebro). Entre elas, são especialmente recomendadas as que contêm maior quantidade de vitamina C, como a laranja, o limão e o kiwi.

Pescados (salmão, atum, arenque, anchova, sardinha e cavala): diversos estudos determinaram que existe uma relação direta entre o bom estado da capacidade mental e elevados níveis no sangue dos ácidos graxos (ômega-3) que este tipo de pescado apresenta.

Hortaliças: espinafre, brócolis, cenoura, cebola e tomate contêm um elevado número de antioxidantes, fundamentais para lutar contra a deterioração das membranas celulares.

Azeite de oliva extra-virgem e alho cru: também são muito aconselhados para evitar as falhas de memória.

Por último, tente evitar o álcool e as bebidas estimulantes.

“A melhor memória é aquela que não esquece nada, apenas as ofensas. Escreva elogios em mármore, e ofensas na areia.” (provérbio persa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails