segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Como Organizar um Bufê em Casa


Receber amigos e colegas para uma refeição em casa pode parecer uma tarefa difícil, mas com um pouco de organização e criatividade, pode ser um sucesso.




Todos já estão familiarizados com o sistema de bufê, mas vamos ver algumas dicas práticas para servir uma mesa bem bonita para seus convidados.



Não é preciso um grande espaço para servir um bufê, os convidados podem se acomodar em cadeiras, no sofá, ou se for muita gente, ficar de pé.

Como tudo é preparado previamente, você pode curtir melhor a festa também!

Comece por tirar da sala tudo que é supérfluo, para fazer o lugar mais espaçoso possível.

A parte mais importante do bufê é a mesa principal, que deve ser colocada contra uma parede, de preferência.

Para abrir o apetite e encantar os olhos dos convidados, é muito importante que a mesa esteja bem decorada e organizada.
Se a mesa for grande o suficiente, disponha também os talheres, copos, guardanapos, enfim, tudo que seja preciso para os convidados se servirem com conforto.
Se não for o caso, use uma mesa auxiliar para esse fim. Nessa mesa poderão ser colocados os pratos, etc. que já foram usados.

Quanto às porções a serem servidas, o mais comum é optar por pratos frios, mas se tiver à disposição acessórios para conservar pratos quentes, fica bacana oferecer pelo menos um, para dar um toque mais sofisticado ao menu.

A moda é servir em copos (cristal, porcelana) sopas, saladas, risotos...

Sirva vários tipos de entradas, como canapés, ou as famosas tapas espanholas que são tão bonitas e apetitosas.
Pequenas porções em copos de cristal, ou em colheres de aperitivo; pelo menos dois tipos de salada, um prato mais “pesado” (mas sempre evitando alimentos com ossos, espinhos, sementes, que dificultem se comer sem estar sentado à mesa), como uma carne desfiada, etc.

...ou em colheres de aperitivo!

Uma boa ideia são os bufês temáticos, você pode escolher pratos da culinária internacional, como oriental, italiana, mexicana. A decoração pode acompanhar o tema.




Quanto às bebidas, água e vinho não podem faltar. O vinho deve ser escolhido de acordo com a comida a se servir. Mesmo assim, é bom ter um tinto e um branco, para que os convidados possam escolher.


Quando os convidados estiverem satisfeitos, pode-se começar a retirar os pratos e toda a comida da mesa, e colocar as sobremesas com seus pratos e talheres. É bom oferecer mais de uma sobremesa.


Não se esqueça das restrições alimentares das pessoas, como alergias ou dietas especiais.
E procure não exagerar no sal, pimenta e outros condimentos, a menos que você conheça bem o gosto dos seus amigos.

Por último, sirva os licores e o café, ou chá. Um chá verde ou de jasmim é uma ótima escolha.

Para a decoração da mesa, flores, velas, uma toalha bonita… há muitas ideias na hora de dar cor à mesa. Só não esqueça que o sucesso da festa depende principalmente da qualidade da comida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails