segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Dicas para recarregar as energias

Pesquisas recentes confirmaram o que pessoas que viajam pelo mundo, ou estudam na idade adulta já sabiam a tempo: novas experiências nos dão energia.

Quando fazemos algo novo, diferente, o cérebro nos brinda com uma descarga de dopamina.


Mas novidades trazem um benefício extra. A dopamina é um motivador químico que nos anima a fazer mais coisas. Ou seja, viajar ou aprender outra língua pode nos inspirar a começar um novo projeto em casa ou no trabalho.

Você vai ver que as dicas abaixo têm muito que a ver com um elemento presente na natureza, o oxigênio. Veja o por quê.

Ganhe energia movimentando-se

Quanto mais ativo você for, melhor será sua circulação. E uma boa circulação é essencial para ter energia por que o sangue transporta o oxigênio e os nutrientes – o combustível das células – para os músculos, o cérebro, etc.

Se você trabalha atrás de uma escrivaninha, levante-se durante o dia – uma vez por hora é o ideal - para dar um descanso para o corpo de atividades como digitar e olhar para a tela do computador. E levante-se quando estiver ao telefone, ou caminhe dentro do escritório. Quando você fica preso a um assento, como numa viajem longa de carro, faça movimentos giratórios com o pescoço, abrace os joelhos e gire os pés, para manter a circulação do sangue.


Sente-se reto. Uma boa postura abre a cavidade peitoral e aumenta o fluxo do oxigênio em até 30%, fazendo a energia mais disponível para sua mente e músculos.

Ganhe energia apenas respirando fundo

Respiração curta faz com que o corpo receba menos oxigênio que o necessário. Muitas pessoas se esquecem de respirar fundo quando estão tensas, razão pela qual podem se sentir cansadas no final de um dia cheio de estresse. O princípio geral de uma respiração correta é ser mais profunda, lenta, silenciosa e regular. Respirando assim você ajuda a forçar mais oxigênio para dentro das células, o que reduz o batimento cardíaco, diminui a pressão arterial, melhorando a circulação e, finalmente, proporciona mais energia.

Faça um exercício de respiração bem simples, duas vezes ao dia, ou sempre que se sentir esgotado: coloque a ponta da língua contra o céu da boca, atrás da arcada dentária superior. Expire completamente através da boca, deixando escapar o som do ar saindo. Então inspire profundamente pelo nariz, contando até quarto, segure a respiração, contando até sete, e expire pela boca lentamente, contando até oito. Repita quatro respirações.

Ganhe energia exercitando-se

Exercícios regulares aumentam a energia por condicionar o corpo a fazer o melhor uso do oxigênio e da glucose, suas fontes primárias de combustível.
Só é preciso 30 minutos de exercício, três vezes por semana, para ter os benefícios cardiovasculares que levam a um aumento da vitalidade.
Uma simples caminhada diária pode nos dar energia.
Na relação entre humor e atividade, quanto mais passos você der, mais animado vai se sentir.

Ganhe energia comendo

Comer três refeições pequenas, com lanches intercalados, mantém seu nível de açúcar no sangue equilibrado. Assim você não passa por aqueles altos e baixos que ocorrem quando fica muito tempo sem comer.
O ideal é que suas refeições e lanchinhos contenham carboidratos complexos (como cereais integrais) para fornecer combustível, e proteínas (nozes, queijo) para dar-lhe resistência. Coma uma maçã e um pedaço de queijo, ou palitos de cenoura.

Lanches de carboidratos refinados, como cookies e biscoitos fornecem uma energia instantânea, mas que é queimada muito rápido pelo corpo. Para saciar a fome de quem não resiste aos doces, dar preferência ao chocolate amargo, que contém a feniletilamina, substância química que aumenta a energia, melhorando o humor e a atenção. Além disso, contém teobromina, um estimulante suave.

Ganhe energia fazendo coisas que elevem seu espírito

Pessoas divertidas, música agitada e filmes de comédia podem aumentar seu nível de energia. De fato, qualquer coisa que faça você se sentir bem pode aumentar seus níveis de endorfina – a mesma substância que é liberada quando você se exercita.

Ouvir música revigora o corpo ao ativar várias áreas do cérebro ao mesmo tempo, construindo novas ligações nos neurônios. Também aumenta o fluxo de oxigênio para o coração.

Procurando preencher sua vida com experiências energizantes, tente evitar aquelas pessoas e atividades que te desanimam e te põe para baixo.

Ganhe energia hidratando-se

Seu corpo precisa de água para transportar o oxigênio para as células. Privando-se de líquidos você pode se sentir cansado ou ter dores de cabeça. Não há uma quantidade certa de líquido a ser consumida num dia, mas procure beber pelo menos quatro copos grandes de água, e outras bebidas pouco calóricas.

A cafeína não tem uma boa reputação, mas se usada com parcimônia, pode te dar energia. O problema é que muitas pessoas bebem muito café pela manhã, e sua energia é carregada muito cedo, e assim elas precisam de mais e mais para continuar animadas ao longo do dia.

Tente limitar o consumo a uma xícara de café pela manhã, e se precisar e não interferir em seu sono à noite, mais meia xícara depois do almoço.

Considere mudar para o chá verde, que contém cafeína, mas também teanina, uma substância calmante que contrapões o efeito estimulante da cafeína.

Ganhe energia sendo menos obsessivo

Quando sua mente está fora de controle, seu corpo secreta hormônios do estresse, como o cortisol, que ao longo do tempo pode causar estragos no corpo. Ele também pode tornar difícil adormecer por suprimir o hipotálamo, a parte do cérebro responsável pela diminuição da temperatura corporal, de modo que você possa dormir. Preocupar-se é como fazer um buraco em seu tanque de combustível. A não ser que você faça algo para interrompê-lo, sua energia será toda drenada.


Para acalmar sua mente tente fazer algum exercício que envolva corpo e mente, como meditação ou yoga. Para um truque rápido de relaxamento: pergunte a si mesmo, ‘Estou correndo perigo imediato?’ Pode soa irracional ou melodramático, mas é para ser mesmo. Você cai na real, lembrando-se a si mesmo que suas preocupações não são crises. Isso vai fazer o sistema adrenal de seu corpo relaxar, e vai ajudá-lo a se sentir em controle da situação.

Ganhe energia “botando o pé na rua”

Ao menos uma vez, durante o trabalho, saia do escritório. Só de passar um tempo ao ar livre, seus hormônios do estresse vão diminuir, e sua pressão arterial também. Além disso, a luz do sol faz aumentar a produção de serotonina, que melhora seu humor e aumenta sua energia.

Mais, um ar que contenha um alto balanço de íons negativos, faz aumentar o fluxo de oxigênio e os níveis de serotonina do corpo. Os íons negativos são produzidos quando há muito ar e água em movimento na atmosfera, como quando há uma tempestade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails