terça-feira, 15 de setembro de 2009

Culinária: Berinjela

Hortaliça originária da Índia, saborosa, versátil na culinária, e muito saudável.
A berinjela contém fibras, principalmente na casca (por isso é bom comê-la inteira, se possível), que ajudam a regular o intestino.
Além disso, estimula o bom funcionamento do fígado, ajuda na digestão das gorduras e na redução dos níveis do colesterol ruim.

Quer mais? A berinjela é também um conhecido agente antibacteriano e diurético.

Tem poucas calorías, apenas 20 calorias por 100 g, e é portanto um ótimo alimento para incluir-se em uma dieta para perder peso.


Como comprar e preparar a Berinjela


Ao escolher na feira, procure aquelas com casca mais lisa e brilhante, cor mais escura e maior peso proporcionalmente ao seu tamanho.


Para saber se a berinjela está madura, faça uma pequena pressão com os dedos sobre a casca. Se os dedos deixarem uma marca, o legume está maduro.


Por ser um alimento perecível, é bom conservá-lo na geladeira, embalado, até o consumo.


Para serví-las para as crianças, faça um recheio de carne, ou peixe (atum, salmão), cubra com molho bechamel e queijo e leve ao forno para gratinar.


Se for deixar a casca ao cozinhá-las, escolha as berinjelas mais jovens e macias, que cozinham mais fácil.


Para reduzir seu sabor amargo, deixe salgar a polpa por uns minutos ou tempere com suco de limão antes de cozinhá-las (o que também evita que escureçam).


Se for fazer um molho à bolonhesa e tiver pouca carne moída disponível, adicione uma berinjela picada, sem a casca. Dá consistência e sabor ao molho.


Uma sugestão de aperitivo ou acompanhamento: Corte a berinjela em tiras finas, no sentido longitudinal (ou em rodelas, se o legume for grande), dê uma refogada rápida em azeite de oliva, recheie com uma tirinha de queijo minas e um tomate seco, enrole e espete um palitinho.


Salada de berinjela: http://bit.ly/bDnO8j

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