quarta-feira, 5 de junho de 2013

Pudim de Leite Condensado



Receita clássica, mas é claro que cada um tem o seu segredinho para preparar o pudim perfeito. O meu pudim preferido não pode ser doce demais, mas deve ser consistente. A receita básica é a seguinte:

Ingredientes

- 350 g de leite condensado
- a mesma medida de leite
- 4 ovos
- 1 xíc. de açúcar refinado (para o caramelo)
- 2 colheres de coco ralado seco (opcional)

Como Fazer

Pré-aqueça o forno a 200ºC.

Primeiro prepare o caramelo:

Separe ¾ de xíc. de água fervente.

Em uma panela, coloque 1 xíc. de açúcar (sem grumos), e leve ao fogo baixo. Aos poucos o açúcar começa a derreter; segure o cabo da panela e vá sacudindo para envolver o açúcar derretido com o que ainda não derreteu. Quando o açúcar tiver dissolvido com o calor, tire do fogo, adicione a água quente aos poucos, e leve novamente ao fogo médio-baixo, para engrossar até formar uma calda grossa (cuidado para não queimar o caramelo, ou ficará com um sabor amargo).

Passe o caramelo para a fôrma de pudim e, com uma espátula, ‘unte’ toda a superfície interna com o caramelo. Deixe esfriar.

Enquanto isso coloque os demais ingredientes no liquidificador: ovos, leite condensado e leite. Bata em velocidade alta, para misturar bem. Se quiser, adicione algumas colheres de coco ralado, e misture.

Derrame o creme dentro da fôrma caramelizada.

Coloque a fôrma em banho-maria (dentro de uma assadeira com água), e leve ao forno pré-aquecido, por cerca de 1 hora, ou até o pudim ficar consistente (no meu forno, 1 hora e 15min). Tire do forno, e deixe esfriar.

Separe o prato em que vai colocar o pudim.

Leve a fôrma de pudim ao fogo baixo, rapidamente, apenas para derreter o caramelo. Cuidadosamente, coloque o prato bem centrado sobre a fôrma, segure com uma luva ou pano e vire para desenformar.

Dica: para variar, substitua o leite por leite de coco.

Um comentário:

  1. Que bom, adoro e ficou bem consistente.
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/06/3-edicao-do-projeto-escolha-do.html

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails