sexta-feira, 7 de junho de 2013

Acessórios de Cozinha Indispensáveis


 
Assim como um marceneiro precisa de ferramentas básicas como martelo e pregos, na cozinha também não podemos dispensar estes acessórios pequenos, mas incrivelmente úteis.

Na hora de fazer uma lista de presentes como a de noivos, as pessoas escolhem objetos e acessórios bonitos, mas pouco úteis na hora de ir para a cozinha. Afinal, quantas vezes por ano você faz um fondue? Para quem começou a interessar-se em cozinhar, aqui vai a sugestão de alguns acessórios que podem ser muito úteis na hora de ‘colocar a mão na massa’.

Atualmente a variedade de acessórios para a cozinha é enorme, mas, se você não quiser gastar muito com objetos de design arrojado, encontra preços muito acessíveis, especialmente em lojas grandes tipo bazar, ou os famosos $1,99. É claro que, quanto melhor a qualidade do material, maior a durabilidade. Um acessório de inox de qualidade, por exemplo, pode custar um pouco mais, mas dura quase a vida inteira.

Estes são os acessórios de cozinha que irão facilitar sua vida de gourmet:

Uma ou duas boas facas – para cortar carne e vegetais – e uma pedra de afiar, são os equipamentos mais importantes da cozinha. Neste caso é bom procurar uma marca de qualidade ao comprar uma faca (existem marcas nacionais de ótima qualidade).


As colheres e os copos medidores são essenciais na cozinha, especialmente ao preparar pães, bolos, etc. A confeitaria exige medidas exatas!


Colheres para misturar, mexer... A colher de pau ainda é o acessório mais tradicional da nossa cozinha. É bom ter algumas para cozinhar doces, e outras para os salgados. As colheres e espátulas de nylon também são excelentes.


Uma das melhores invenções são as espátulas de silicone (A), tanto para misturar como para raspar o conteúdo de panelas e vasilhas, sem desperdiçar os alimentos. Indispensável! Outra ferramenta muito útil é o pincel (B), que pode ser também de silicone, ou de outro material.


As pinças ou pegadores têm mil e uma utilidades na cozinha, não apenas para servir saladas e outros pratos, mas para auxiliar na manipulação dos alimentos durante o cozimento. As pinças pequenas ou médias de inox são muito úteis para virar e retirar alimentos, na panela, ou na bandeja do forno.


Descascadores e cortadores de legumes e frutas. Um acessório barato e dos mais práticos, para descascar legumes, e cortá-los em tiras; os de lâmina serrilhada são ideais para descascar frutas como kiwi, ou a casca delicada dos tomates.


Também temos o fatiador de queijo (3), ótimo para produzir fatias finas. O batedor de carne (2), que também serve para esmagar alho ou quebrar sementes. O abridor de latas (1) também deve estar à mão na cozinha.


Peneiras de vários tamanhos (tanto para farinhas como para líquidos), e um escorredor de massa, de preferência de inox. E não se esqueça de adquirir um funil, para engarrafar líquidos, por exemplo.


O espremedor de limão manual é ótimo para processar a fruta rapidamente, ao temperar os pratos.


A varinha de bater ovos é um acessório dos mais úteis; facilita muito bater claras em neve, ou misturar cremes.


Uma tesoura de uso múltiplo não pode faltar em sua cozinha, tanto para abrir embalagens sem rasgá-las, como para cortar ervas e folhas verdes. Também existem as tesouras especiais para desossar aves, ou cortar fatias de pizza, entre outras funções.


A centrífuga para secar salada, especialmente as folhas verdes delicadas, é uma maravilha!


Compre um ralador multiuso (prefira os de inox) com quatro faces, e um amassador de batatas (quanto mais simples o modelo, mais prático para amassar a batata e depois limpar o acessório).


Aventais e luvas não são apenas acessórios para enfeitar, mas uma questão de segurança para o cozinheiro. Dê preferência a aventais de fibras naturais; as luvas de silicone são ótimas para segurar pratos quentes, e têm boa durabilidade.


Os potes de vidro (2) com tampa hermética são ideais para armazenar alimentos, e guardar geleias e compotas caseiras. Tenha ao menos dois moedores (1), um para pimenta e outro para sal grosso. É bom ter uma escovinha (3) para higienizar a casca de hortaliças. Tábuas (4) para cortar carnes, e outros alimentos devem ser de material atóxico - pouco poroso, fácil de limpar e secar. Eu gosto muito das tábuas de vidro, por sua praticidade e durabilidade.
 
 

Um comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails