quarta-feira, 19 de junho de 2013

A Pureza da Água Mineral



Conheça um pouco mais sobre as propriedades das águas minerais, um produto cada vez mais consumido e apreciado em todo o mundo.

A água é a combinação de duas moléculas de hidrogênio e uma de oxigênio. Permanece abaixo do solo, o que faz com que esteja em contato permanente com minerais e outros elementos geológicos que lhe proporcionam variadas características. Estas são perceptíveis ao palato, o sabor que ela nos transmite e através do nariz, do nosso olfato.

Como qualquer outro produto vindo da terra, podemos identificar o sabor da água pela sua origem e terroir. Mas a sua composição mineral é diversa, podendo, no entanto, estabelecê-la através de alguns padrões fundamentais tais como o índice de ph, da quantidade de sódio, potássio, magnésio, etc.

Sem minerais a água não tem qualquer sabor, o exemplo perfeito é a água destilada, cujo único benefício ao nosso organismo é o da hidratação, mas que carece de minerais. As águas mais pesadas são mais benéficas para a saúde, sobretudo pela nossa carência de magnésio e cálcio, por isso deveríamos sempre preferir estas em detrimento das mais leves. No entanto, é bom fazer um parêntese aqui para casos particulares, em que o acúmulo de certos minerais pode ser prejudicial à saúde. É sempre bom conversar com o seu médico ou nutricionista e procurar adquirir uma recomendação adequada ao seu organismo.


As águas têm diferentes sabores dependendo dos níveis de minerais que nelas são dissolvidos. Mas na maior parte das vezes, o sabor é determinado pelo teor de cálcio e magnésio que esta contém. Quanto maior for a quantidade destes elementos, mais pesada é a água.

- Água leve: situa-se entre os 0-20 mg por litro;

- Água ligeiramente pesada: entre 21 mg-60 mg por litro;

- Água moderadamente pesada: entre 61 mg-120 mg por litro;

- Água pesada: entre 121 mg-180 mg por litro;

- Água muito pesada: acima de 180 mg por litro.
 
Escala de ph: o ph de uma água indica o sabor que dela retiramos e a escala enquadra-se entre zero e 14. Uma água com um ph de 7 é neutra, com menos acidez de 7 é ácida e caso seja superior a 7 é alcalina. Se o seu ph por inferior a 4, esta apresenta um sabor azedo. Caso seja superior a 8,5, o sabor será superdesagradável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails