terça-feira, 14 de maio de 2013

Maçã, Lanche Saudável



A obesidade já considerada uma epidemia pela OMS. No Brasil, cerca de 60% da população encontra-se acima do peso (com sobrepeso ou obesidade). Nas crianças os índices também são preocupantes, já que 34% têm sobrepeso e 14% são obesas (idades entre 5 e 9 anos).

Entre os diversos fatores que contribuem para o sobrepeso na infância (e isto vale para o mundo inteiro), um dos mais importantes é o aumento progressivo do consumo de alimentos industrializados calóricos, no lugar de alternativas mais saudáveis, como frutas e sucos naturais.

É difícil encontrar dados específicos sobre os hábitos alimentares infantis no Brasil, mas não me parece errado concluir que as crianças estão comendo menos frutas e verduras. Na Espanha, por exemplo, constatou-se que casais jovens, sem filhos, consomem mais de 200 kg de frutas ao ano por pessoa, enquanto que as famílias com filhos consomem 55 kg de frutas ao ano.

Neste ponto, uma das frutas indicadas para reduzir o sobrepeso, por seu poder saciante e pela facilidade do preparo para as crianças, ou no lanche escolar, é a maçã, que é capaz, além do mais, de prevenir outras doenças igualmente graves, como o diabetes, a hipertensão e o colesterol. Uma opção saborosa e saudável para os pequenos, que não precisa ser oferecida apenas na hora da sobremesa, quando eles já estão saciados: algo tão simples como oferecê-la em outro momento pode evitar que a recusem, e acabem convertendo-a em seu lanche favorito.

A fruta é um lanche muito saboroso e eficiente, que traz muita energia, como acontece com o chocolate ou os doces (que têm alto valor calórico, mas baixo valor nutricional), mas mais fácil de digerir: para o organismo acaba sendo mais simples queimar este tipo de carboidratos complexos, do que os das gorduras de uma torta ou uma barra de chocolate. Algo parecido ocorre com a glicose, um açúcar natural das frutas, que nosso corpo assimila de modo progressivo e que, ao contrário do que acontece com os refrigerantes, por exemplo, não produz mudanças bruscas no organismo nem provoca momentos de euforia seguidos de momentos de desânimo.

Para que seu filho coma mais frutas, ofereça quantidades e tamanho adequados à sua constituição. Apresente a fruta de formas alternativas, como cortada em rodelas, cubinhos e outros aspectos atraentes. Permita que a criança coma a fruta sozinha, com as mãos, para que lhe dê uma sensação de autonomia.

Além disso, as propriedades nutricionais da maçã não variam significativamente ao comê-la crua, assada ou cozida, o que permite introduzi-la em sobremesas, como guarnição, ou como ingrediente em saladas e sopas.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails