quarta-feira, 29 de maio de 2013

O Abacaxi



O abacaxi é uma fruta tropical, nativa das regiões costeiras da América do Sul.

A planta, cujo nome científico é Ananas comosus, pertence à família das bromélias e o fruto é, na verdade, uma frutescência: cada gominho é um fruto independente que se juntou com os demais durante o processo de crescimento.

O abacaxi é famoso em todo o mundo por seu perfume delicioso, seu sabor agridoce e por seu grande valor nutritivo. A palavra abacaxi vem do tupi ibacati, que significa “fruto que cheira muito”. Outro nome de origem indígena para o fruto é ananás, que quer dizer “fruta excelente”.

Na cozinha, o abacaxi tem vários usos e faz parte dos mais variados pratos. Fica muito bom em pratos salgados, como carne de porco, peixes, crustáceos e aves de carne gordurosa. Em saladas e bebidas é muito usado junto a outras frutas.

O abacaxi é uma fruta com alto teor de vitamina C. Além disso, contém celulose, uma substância indispensável para o bom funcionamento intestinal, e bromelina, outra substância que facilita a digestão das carnes. Também é muito rico em sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro.

Para escolher um abacaxi, não se pode considerar apenas sua cor, que varia muito dependendo da qualidade. O melhor e mais simples é verificar as folhas da coroa: o abacaxi está no ponto quando elas se soltam com facilidade. Também é possível perceber o ponto pressionando com os dedos. Se ele estiver muito duro, ainda está verde. Para que o abacaxi verde amadureça, deixe-o à temperatura ambiente, enrolado em jornal, e longe da luz direta do sol. Quando ele está maduro demais, sua casca tem manchas escuras e partes amolecidas próximas à base.

Também é possível encontrar abacaxi enlatado, em calda, em sucos concentrados, geleia, doce em pasta e cristalizado.

Como a deterioração do abacaxi começa em torno da coroa, ela só deve ser arrancada no momento em que se for usar a fruta. Depois de cortado, ele deve ser guardado em recipiente fechado e mantido na geladeira. Quando ainda com casca, guarde na gaveta da geladeira. No caso do enlatado, depois de aberta a lata, coloque em outro recipiente junto com a calda e mantenha também na geladeira.

Os abacaxis que tiverem as folhas da coroa com espinhos são menos ácidos.


Há diversas formas de limpar o abacaxi fresco. Dependendo do prato a ser preparado ou do modo como vai ser servido, existe uma forma adequada de processar a fruta.

Comece sempre lavando bem a casca e secando com um pano de prato.

Depois, retire a coroa e uma fatia fina da base, para poder manter a fruta em pé. Retire a casca, com uma faca grande e afiada, no sentido da coroa para a base. Elimine os pontos pretos ou “olhos” com a ponta da faca.

Para cortar em rodelas: retire a coroa e uma fatia fina da base. Depois corte em rodelas de 1,5 cm a 2,5 cm de espessura. Corte a casca de cada rodela com cuidado. Retire os “olhos” e o miolo, usando uma faca afiada ou um cortador de biscoitos.

Para cortar em fatias: corte o abacaxi ao meio, sem retirar as folhas da coroa, que para este corte ficam como decoração. Corte cada metade ao meio e retire o miolo. Separe a polpa da casca, passando uma faca afiada bem rente à casca. Corte casa quarto em fatias transversais e puxe-as ligeiramente para fora, de modo que fiquem com um visual mais bonito.


Para fazer um “barco” (ideal para servir salada de frutas): corte o abacaxi ao meio, no sentido do comprimento, sem retirar as folhas da coroa. Com uma faca pequena e bem afiada, corte em volta da casca, de modo que a polpa se solte. Corte a polpa em cubinhos ou tirinhas (junte com as outras frutas, no caso de salada de frutas) e coloque novamente na casca.


Corte em cilindro: corte uma fatia fina na parte de cima do abacaxi e outra na base. Com uma faca fina e muito bem afiada, corte em volta da casca, separando a polpa. Faça o corte nas duas extremidades para que a polpa se solte por inteiro. Empurre a polpa para fora da casca. Corte o cilindro da polpa em fatias bem finas e mantenha-as na ordem em que foram cortadas, Coloque a casca de pé num prato e vá recolocando as fatias dentro do cilindro. Volte a colocar a “tampa” com a coroa. Na hora de servir retire cada fatia com um garfo.

Como Preparar o Abacaxi

O abacaxi pode ser consumido ao natural, como sobremesa ou no café da manhã. Em pratos salgados, ele pode fazer parte de entradas (com presunto, por exemplo) ou acompanhar carnes. Seu suco também é um ótimo molho para umedecer presunto, lombo ou frango enquanto assam.


Dicas:

Quando for fazer sorvete ou gelatina de abacaxi, ferva o suco e a polpa antes de preparar. Caso contrário, a fruta não se solidifica.

Faça suco da casca do abacaxi: descasque a fruta, deixe a casca repousar numa vasilha de água por algumas horas. Depois, bata no liquidificador, e coe. Adoce e sirva gelado.



Receita de sobremesa: Abacaxi Flambado

Corte o abacaxi em fatias e descasque. Derreta um pouco de manteiga e pincele cada rodela. Depois, coloque-as na grelha por cerca de 2 minutos de cada lado. Aqueça 1 concha de rum, derrame sobre as rodelas de abacaxi e flambe. Coloque em pratos de sobremesa e polvilhe com canela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails