terça-feira, 5 de março de 2013

Dores de Cabeça Comuns e Suas Causas



As dores de cabeça muitas vezes podem ser mais do que uma simples dor, tornando difícil concentrar-se em qualquer coisa a não ser o pulsar, latejar, ou a dor incômoda dentro de sua cabeça. De que tipo de dor de cabeça você sofre e qual pode ser sua causa?

Segundo médicos da Divisão de Dor de Cabeça e Dor do Departamento de Neurologia do Hospital Feminino de Brigham, existem sete dores de cabeça consideradas mais comuns.

É óbvio que uma dor de cabeça muito súbita e forte, ou crônica, não pode ser ignorada, ou muito menos recorrer-se à automedicação – procure ajuda médica imediatamente!

Dor de Cabeça de Ressaca

A causa desta dor de cabeça não é completamente conhecida. A dor pode vir de uma inflamação, ou dos efeitos do álcool nos vasos sanguíneos, mas a causa específica não está muito clara. A desidratação também pode desempenhar um papel nessas dores de cabeça, enquanto comportamentos tais como ficar acordado até mais tarde que o normal, ou a falta de cafeína somam-se as circunstâncias que desencadeiam esta dor de cabeça.

Dor Atrás dos Olhos

Se você sente uma dor de cabeça suave atrás de ambos os olhos, é mais provável que se trate de uma dor de cabeça de tensão, ou uma dor de cabeça “comum” do dia-a-dia, e que normalmente irá responder bem a medicamentos que costumamos usar para nos livrarmos destas dores.

Mas, se a dor de cabeça for apenas atrás de um olho, e é mais intensa, poderia se tratar de uma enxaqueca ou uma cefaleia em salvas (cluster headache). A dor de cabeça em salvas é um tipo raro de dor de cabeça, mais comum em homens. Dores de cabeça em salvas também são caracterizadas por vermelhidão ou lacrimejar do olho, ou ainda a queda da pálpebra no lado atingido pela dor. 

Na maioria dos casos de dor de cabeça, a localização não é de grande ajuda na determinação de sua causa. Muitas pessoas que são suscetíveis à enxaqueca também relatam que o cansaço ocular, a má iluminação, ou a oscilação de um computador podem desencadear estas dores fortes.

E ainda temos a dor atrás dos olhos como um dos muitos sintomas da dengue, portanto, todo cuidado é pouco. Se você residir em uma área de risco de dengue, e apresentar este sintoma, não utilize nenhum medicamento para dor de cabeça antes de consultar um médico.
 
Congelamento do Cérebro (brain freeze)

A dor de cabeça causada pela ingestão de sorvetes é considerada um tipo de dor de cabeça. Os médicos a chamam de dor de cabeça estimulada pelo frio. Ela acontece mais frequentemente se alguém ingere rapidamente uma grande quantidade de algo gelado, e mais provável que ocorra em pessoas que sofrem de enxaqueca. Estas dores de cabeça, que felizmente não duram muito, podem ser minimizadas ou evitadas ao consumir-se pequenas porções de alimentos ou bebidas geladas, além de ingeri-las mais lentamente.

Enxaqueca

As enxaquecas são definidas como dores de cabeça que são de moderadas a graves em intensidade, normalmente em um lado da cabeça, tipicamente associadas a outros sintomas como leve sensibilidade, náusea ou vômito. É interessante notar que uma característica da enxaqueca é aparecer com maior probabilidade após um evento estressante – o que é chamado de dor de cabeça de “decepção”, ou de fim de semana. Isto pode acontecer porque quando uma pessoa está sob estresse, seu corpo produz cortisol para superar o evento. A medida que o cortisol acaba, a pessoa fica mais vulnerável a um ataque. Imagine a frustração do indivíduo ao concluir um projeto estressante e então ser atingido por uma enxaqueca no momento de sair de férias.

Dor de Cabeça de Exaustão

Se uma pessoa acorda no seu horário normal e nota uma dor de cabeça, a maior parte das vezes, após uma investigação, a conclusão é que se trata de uma enxaqueca. Mas a dor de cabeça em salvas também pode ocorrer relacionada ao sono, embora estas dores de cabeça costumem despertar a pessoa do sono, muito frequentemente durante o primeiro ciclo do REM. Uma dor de cabeça em salvas pode durar de 15 minutos até 3 horas, e é muito, muito grave. O segundo tipo de dor de cabeça que pode acordar uma pessoa do sono é a cefaleia hípnica. A cefaleia hípnica normalmente ocorre em pessoas mais velhas, é moderada em intensidade, não apresenta sintomas associados, e pode durar algumas horas.

Dor de cabeça por privação de cafeína

Estas dores de cabeça costumam ocorrer pela manhã, pois ao longo da noite é quando as pessoas ficam mais tempo sem cafeína – ao menos no caso daquelas que estão realmente exagerando. Tudo bem beber uma xícara de café para se livrar de uma dor de cabeça ocasional, se isso funciona para você, mas se você tem de fazer isso com muita frequência (mais de duas vezes por semana), é interessante procurar um conselho ou tratamento médico. Quando usada com muita frequência, a cafeína pode se tornar a causa, e não o tratamento para uma dor de cabeça.

Dor de cabeça induzida pelo exercício físico

Tem algo que é chamado de cefaleia do esforço, que é uma situação onde o exercício ou outro esforço físico pode desencadear uma dor de cabeça. Altas altitudes, ou o exercício prolongado podem fazer surgir que estas dores de cabeça. Algumas pessoas que sofrem de enxaqueca também percebem que o esforço físico pode desencadear um ataque de enxaqueca. Um jeito de aliviar a dor pode ser mudar ou alternar o tipo de atividade realizada. Algumas pessoas também se beneficiam ao ingerir um medicamento anti-inflamatório cerca de uma hora antes da atividade física. A maioria das pessoas que apresenta ocasionalmente este tipo de dor de cabeça reconhece que não se aqueceu devidamente, ou realizou um treino particularmente difícil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails