quarta-feira, 20 de março de 2013

Sal ou Sódio nos Alimentos, Qual a Diferença?


Os rótulos dos alimentos industrializados muitas vezes mencionam a porcentagem de sódio, o que não deve ser confundido com sal (cloreto de sódio), pois ambos os conceitos não são equivalentes.

Sendo assim, como interpretar corretamente as quantidades de um e de outro?

O sal, ou cloreto de sódio, é composto de aproximadamente 40% de sódio e 60% de cloro, sendo uma substância indispensável à vida: entre outras coisas, ajuda a regular os fluidos do corpo, e a deixá-lo bem hidratado.

No entanto, o sal pode fazer mal à saúde se consumido em excesso (este excesso não pode ser eliminado través dos rins, e por isso se acumula no sangue). Assim, o coração tem de trabalhar mais para ‘mover’ o sangue circulante, o que resulta na hipertensão arterial.

Segundo dados oficiais, no Brasil o consumo de sal está acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde, que é de 5 g diárias (uma colher de café cheia), ou o equivalente a 2 g de sódio. De acordo com pesquisas, o consumo médio no país é de 8,2 g diárias de sal.

Muitas vezes nos deparamos com rótulos de alimentos que não especificam a quantidade de sal em gramas, mas apenas o seu conteúdo em sódio. Para transformar a quantidade de sódio em sal, devemos multiplicar a cifra por 2,5.

Por exemplo: se a etiqueta de um alimento nos diz conter 0,3 g de sódio para cada 125 g de produto, teremos de multiplicar 0,3 por 2,5, o que nos dá um valor de 0,75. Este produto terá 0,75 g de sal para cada 125 g.

Ainda assim, determinados alimentos apresentam informações nutricionais relativas a seu conteúdo de sal. Estas são as mais comuns, e suas equivalências em termos concretos:

- Conteúdo reduzido de sal: redução de 25%, em comparação com outro produto similar.

- Baixo conteúdo de sal: igual ou abaixo de 0.12 g / 100 g, ou ml de produto.

- Conteúdo muito baixo de sal: igual ou abaixo de 0.04 g / 100 g, ou ml de produto.
 
- Sem sódio, ou sem sal: igual ou abaixo de 0.005 g / 100 g, ou ml de produto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails