segunda-feira, 4 de março de 2013

A Abobrinha



A abobrinha é uma variedade de abóbora, sendo originária das regiões mais quentes da África. De formato em geral alongado, casca lisa e brilhante, pode ser verde, amarela, mesclada ou listrada de branco, dependendo da espécie.

As de cor mais clara pertencem à variedade chamada abobrinha brasileira, com formato irregular, mais “gorda” em uma das pontas.


Outra variedade, com formato mais regular e coloração escura, é conhecida por abobrinha italiana.

A abobrinha é um dos legumes mais utilizados na culinária - em sopas e suflês, refogados, saladas e gratinados.

Tanto o miolo quanto a casca são comestíveis. Apesar de algumas abobrinhas alcançarem até 2 kg, as mais consumidas são as pequenas, com peso entre 80 e 150 g.


Valor Nutritivo

De fácil digestão, a abobrinha é recomendada para as pessoas que têm aparelho digestivo delicado. É rica em vitamina A, que auxilia o crescimento, conserva a saúde da pele e da vista. Contém também sais minerais, como o cálcio, o ferro e o fósforo. A abobrinha tem ainda uma boa quantidade de celulose, elemento que ajuda o bom funcionamento dos intestinos.

Dê preferência às abobrinhas de casca brilhante e que estejam bem firmes. Evite as rachadas ou furadas por bichos. Não compre as que tenham manchas escuras ou partes moles, o que indica que estiveram expostas ao sol durante muito tempo. As abobrinhas pequenas são mais tenras e mais saborosas que as maiores. Por ser um legume que se estraga rapidamente, evite comprar em grande quantidade.

Conservação: lave a abobrinha inteira sob água corrente, tirando toda a sujeira da casca. Enxugue-a bem e guarde embalada, na gaveta dos legumes na geladeira. Cruas elas duram em média 3 dias. Depois de cozidas, elas se mantêm em boas condições na geladeira durante 5 dias. Para conservar por mais tempo, é preciso congelar.

Como Preparar

A abobrinha é um legume muito versátil, por isso é tão popular nas cozinhas do mundo inteiro. Cozida, frita ou em conserva, ela fica sempre deliciosa. Teste os vários métodos de cozimento e escolha sua receita favorita.




Cozida: Lave a abobrinha, mas não descasque. Apenas raspe um pouco a casca com uma faca afiada. Retire o cabinho e corte também a ponta. Leve a abobrinha ao fogo numa panela sem água: a água do próprio legume é suficiente para o seu cozimento. Acrescente sal a gosto e tampe a panela. Deixe cozinhar em fogo baixo durante 15 a 20 minutos. Se a abobrinha não tiver umidade suficiente, ela não cozinhará com facilidade. Nesse caso, aqueça um pouco de água e, quando esta levantar fervura, junte a abobrinha. Tampe a panela e cozinhe por 15 minutos. Escorra e tempere.


Frita: Corte a abobrinha crua em tiras compridas ou rodelas finas. Salgue os pedaços e deixe repousando uns 15 minutos. Passe os pedaços por farinha para evitar que se desmanchem ao fritar. Frite em bastante óleo quente. Depois, coloque sobre um papel toalha.


Em Conserva: Lave e corte as abobrinhas. Escalde ligeiramente com água fervente. Escorra bem e espere esfriar. Tempere com sal, pimenta, vinagre e outros temperos de sua escolha. Coloque a mistura em um recipiente esterilizado e bem fechado e guarde na geladeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails