terça-feira, 12 de março de 2013

O Café da Manhã


Apesar de sabermos que o café da manhã é uma das refeições mais importantes do dia, muitas pessoas costumam pular esta refeição, ou alimentam-se de forma errada.

O maior erro certamente é não comer nada no café da manhã, apesar das recomendações insistentes de médicos e nutricionistas quanto à importância da primeira alimentação do dia. Tanto adultos quanto crianças (principalmente em idade escolar) devem se preocupar com a refeição matinal, procurando superar certos hábitos errôneos como:

- Achar que assim vai emagrecer. Grande erro, pois fazer uma refeição completa ajuda no controle do peso, se “belisca” menos durante a manhã e as refeições são mais bem distribuídas ao longo do dia.

- Pensar que se não comer nada de manhã, poderá compensar ao longo do dia. Outra ideia errada, já que após as horas de jejum noturno o organismo necessita de alimento. Uma quarta parte das calorias diárias devem ser ingeridas nesta refeição. Portanto, enfrentar uma jornada escolar, de trabalho, ou mesmo de ócio, com o estômago vazio pode trazer resultados muito negativos – a pessoa rende menos, baixa o índice de concentração, etc.


O que fazer, então, para resolver esta situação?

Em primeiro lugar, organize a primeira hora da manhã, calculando o tempo necessário para higiene, arrumação pessoal e o café da manhã. É preciso levantar-se mais cedo, e esta disciplina, embora possa ser incômoda a princípio, o ajudará a começar o dia com uma maior disposição.

Dedique de 15 a 20 minutos para a refeição matinal.

Prepare na noite anterior os elementos necessários para o café da manhã: torradeira, espremedor de frutas, copos, pratos, etc.

Tente envolver toda a família na organização desta refeição e dê sugestões sobre os alimentos que gostaria de introduzir, dentro do esquema proposto.

O mais importante é planejar um café da manhã que estimule seu apetite. Se for possível, coma em família, caso contrário, facilite as coisas para que ninguém saia de casa sem o café da manhã.

Algumas sugestões:

- Comece com uma fruta ou suco natural;

- Um produto lácteo (para os adultos, desnatado): iogurte, leite puro ou com achocolatado, café, ou chá;

- Pão, cereais, bolachas, torradas, de preferência todos integrais;

- Geleias, mel, azeite de oliva.

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