terça-feira, 30 de outubro de 2012

O Gengibre e Seus Benefícios


Esta humilde raiz é um verdadeiro elixir em forma de planta. Os antigos romanos sabiam muito bem disso.

O gengibre tem sido reverenciado há centenas de anos, na medicina asiática e árabe, e hoje, estudos científicos continuam a descobrir seus benefícios à saúde, variando do alívio do estresse, à melhora na digestão.

Esta raiz ardente contém óleos essenciais – tais como gingerol e shogaol – é uma boa fonte de magnésio, potássio, vitamina B6, cobre e manganês, e é rica em antioxidantes.


Veja alguns dos benefícios  que o rizoma da Zingiber officiale pode trazer à sua saúde, uma planta que foi elogiada por Confúcio, e tornou-se ingrediente popular na cozinha durante o Império Romano.


Combate a Náusea

Pesquisadores descobriram que o gengibre alivia náuseas e vômitos causados pela doença do movimento, cirurgias e quimioterapia.

Em um estudo com 80 novos marinheiros, que tinham tendência a ficar mareados, os que consumiram gengibre em pó tiveram menos vômitos e suores frios do que aqueles que tomaram um placebo (estudo da Universidade de Maryland).

Alívio Natural da Dor

O gengibre pode reduzir os sintomas das cólicas menstruais, de acordo com a Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA. Um estudo mostrou que consumir extrato de gengibre no começo do período menstrual reduziu os sintomas da dor em 62% das mulheres.

Um estudo da Universidade de Sydney descobriu que os ingredientes ativos do gengibre afetavam diretamente as vias da dor e reduziam a inflamação.



Alívio Natura da Artrite

Ingerir gengibre pode reduzir a dor em pessoas que sofrem de osteoartrite. Um estudo concluiu que o consumo de extrato de gengibre reduziu a dor da artrite nos joelhos após 3 meses de tratamento.

Pesquisas também demonstraram que o extrato de gengibre poderia reduzir a dor a e rigidez ao levantar-se e depois de uma caminhada.

Redutor do Estresse

O gengibre contém o potente gingerol, que ajuda a limpar as substâncias nocivas que nossos corpos produzem quando estamos preocupados, e portanto o gengibre pode ajudar no estresse psicológico.

O extrato de gengibre mostrou uma atividade antidepressiva significativa, em estudo publicado no International Research Journal of Pharmacy.

Anti-inflamatório

O gengibre inibe vários genes que contribuem para inflamações, que causam ou levam a uma série de problemas de saúde, incluindo doenças cardiovasculares, obesidade e doença de Alzheimer.


Antibiótico

O gengibre foi mais eficaz que medicamentos antibióticos no combate a infecções por duas bactérias estafilococos, de acordo com estudo publicado no Journal of Microbiology and Antimicrobials.

Prevenção e Tratamento de Gripes e Resfriados

O gengibre contém quase uma dúzia compostos antivirais e os cientistas identificaram vários que podem combater o vírus mais comum do resfriado, o rinovirus.

Outros compostos do gengibre – gingerol e shogaol – ajudam a aliviar os sintomas do resfriado, pois reduzem a dor e a febre, e suprimem a tosse.

Auxílio na Digestão

O ácido estomacal é fundamental para a digestão humana, e quando estamos estressados sua produção pode ser interrompida. O gengibre estimula as papilas gustativas, ativando as secreções digestivas.

Água quente com uma fatia de limão e gengibre ralado é uma receita excelente para estimular a digestão.

Um estudo publicado no European Journal of Gastroenterology and Hepatology concluiu que o gengibre estimula a digestão, ao acelerar o movimento da comida no estômago.

Combate ao Diabetes

O gengibre pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue, em pacientes diabéticos crônicos (pesquisa recente da Universidade de Sydney).

Além disso, o extrato de gengibre pode aumentar a absorção de glicose para dentro da células musculares, de forma independente da insulina (revista de saúde natural Planta Medica).

Estimula a Circulação

O gingerol previne a agregação de plaquetas, o que ajuda a diluir o sangue e evita a coagulação nas artérias.

A Raiz "Quente"

Dê preferência ao gengibre fresco sobre o seco – o sabor é melhor e ele tem maiores níveis de gingerol e componentes anti-inflamatórios. O gengibre descascado pode ser armazenado por até 3 semanas na geladeira, e até 6 meses no congelador.

Adultos não devem consumir mais de 4 gramas de gengibre por dia, e mulheres grávidas devem limitar seu consumo a 1 grama ao dia (de acordo com o Centro Médico da Universidade de Maryland). Aconselha-se que crianças com menos de 2 anos de idade não consumam gengibre.


Chá de gengibre: descasque um pedacinho de gengibre fresco, rale e coloque ¼ de colher (chá) dentro de uma xícara, adicione água quente e o adoçante de sua escolha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails