terça-feira, 22 de maio de 2012

Alimentos Saudáveis Para os Dentes


Alguns conselhos de alimentação que podem melhorar a aparência do seu sorriso

Você escova os dentes, passa o fio dental, visita o dentista regularmente... enfim, se preocupa com a sua saúde dental. Mas, talvez você não tenha pensado que uma alimentação correta também pode contribuir para a aparência saudável e bonita de seu sorriso. Cada vez que mastigamos algo, se desencadeia um processo químico no interior da boca e, em função do tipo de dieta, haverá uma repercussão na saúde geral e dental.

É verdade que temos consciência sobre a má fama dos alimentos ricos em açúcares. São os principais causadores das cáries. O motivo? Esses hidratos de carbono (açúcares) reagem com bactérias bucais para formar um ácido, que é o causador da desmineralização do esmalte dental, até produzir a tão temida cárie.

No entanto, talvez você não tenha pensado que os açúcares não se encontram apenas em chocolates ou “guloseimas”, mas também nas bebidas (como vitaminas e sucos), que também podem causar problemas porque, mesmo que não contenham açúcar, costumam ter um alto conteúdo de ácidos que desgastam os dentes. Um hábito saudável, por exemplo, é comer muitas frutas e verduras (ao menos 5 tipos ao dia), mas o consumo excessivo desses alimentos, que contêm açúcares naturais, pode causar erosão do esmalte dentário. Assim sendo, não é apenas uma questão de comer alimentos saudáveis.

Nosso ponto a favor é que é simples combater “o ataque ácido”.

O pior que você pode fazer depois de beber uma vitamina, comer uma salada ou um alimento rico em ácidos, é escovar os dentes, porque isso danifica ainda mais o esmalte. Segundo o conselho dos dentistas, devemos esperar ao menos meia hora. 

O que sim é recomendável é enxaguar a boca com água, ou beber leite, para combater essa possível desmineralização.

Algumas recomendações úteis dos especialistas (algumas podem até lhe causar espanto!) para proteger nossos dentes.

1. Beber leite e derivados (ricos em cálcio, fósforo e vitaminas A, D e B) depois das refeições, e antes da escovação.

2. Outro aliado é o chá verde (sem açúcar), rico em flúor e compostos antioxidantes.

3. Beber muita água, sem gás (pode conter ácido carbônico). As águas fluoradas estão vinculadas com a redução das cáries.

4. Mascar chiclete, sem açúcar e com xilitol (edulcorante natural procedente da casca do pinheiro), para ajudar na limpeza dos dentes e estimular a secreção de saliva, rica em compostos antibacterianos.

5. Escovar os dentes 2 vezes ao dia é suficiente, esperar ao menos 30-45 minutos depois da ingestão de alimentos.

6. Escovar os dentes antes do café da manhã, e não depois, sobretudo se costumamos beber sucos de laranja, limão ou outro suco ácido. Com isso, se cria uma “camada protetora” de flúor contra os ácidos a que nosso esmalte será exposto.

7. Coma chocolate! É muito melhor que comer caramelos ou guloseimas grudentas… Está provado que uma parte do grão de cacau contém agentes antibacterianos.

8. Coma cenouras, maças e aipo, que contêm substâncias naturais que “limpam” os dentes.

Um comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails