terça-feira, 31 de maio de 2011

Dia Mundial Sem Tabaco


Você sabia que o fumo mata , a cada ano, mais de cinco milhões de pessoas em todo o mundo?

É o que afirma a Organização Mundial da Saúde (OMS), ainda segundo a qual fumar é a primera causa prevenível de mortalidade nos países desenvolvidos. Segundo a OMS, o consumo de tabaco é a segunda causa mundial de mortes, atrás apenas da hipertensão, e é responsável pela morte de um de cada dez adultos. No século XX, 100 milhões de pessoas morreram devido aos efeitos do tabaco.

A maior parte das mortes por doenças respiratórias crônicas no Brasil é causada pelo tabagismo, segundo levantamento do Inca (Instituto Nacional de Câncer). De dez homens que morrem por enfisema pulmonar ou bronquite crônica no país, oito são fumantes. Entre as mulheres, seis de dez mortes são causadas pelo tabagismo.

O cigarro não causa apenas câncer. O conjunto de males respiratórios causado pelo cigarro é chamado de DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica). São doenças irreversíveis e de progressão lenta.

No Observatório da Política Nacional de Controle do Tabaco (www.inca.gov.br/observatoriotabaco) é possível encontrar estatísticas, informações sobre tratamentos para deixar o cigarro, ações judiciais e publicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails