sexta-feira, 13 de maio de 2011

Hummus


O hummus é um molho, ou pasta, feito com grão de bico.

Hummus (tradução do árabe para grão de bico) é um dos alimentos mais antigos da humanidade, vindo do Egito antigo. Há 7 mil anos o grão de bico já era muito usado na culinária do oriente médio. O sabor do hummus varia de acordo com receitas locais, podendo ter um sabor forte de limão, ou mais alho, ou um toque apimentado. Uma receita pode pedir mais ou menos tahini, e você pode adequar o prato de acordo com seu paladar pessoal.

Hummus (receita básica)

Ingredientes

- 400g de grão de bico cozido
- 1 colher (sopa) de pasta de tahini
- 1 dente de alho, descascado e picado
- suco de 1 limão
- ¼ xíc. de azeite de olive
- sal e pimenta

Como Fazer

Se for usar grão de bico enlatado, primeiro coloque os grãos dentro de uma peneira e enxague sob a água corrente da torneira.

Coloque o grão de bico cozido dentro de um processador de alimentos, junte a pasta de tahini, alho picado grosseiramente e metade do suco de limão. Coloque na velocidade máxima por 30 segundos.

Desligue o aparelho e abra a tampa, e com uma espátula raspe o lado interno do processador, para remover a pasta grudada ali, e junte o azeite.

Ligue novamente o processador e deixe misturar por um ou dois minutos, repetindo a raspagem para remover a pasta grudada nas laterais da vasilha.
Adicione o resto do suco de limão, e sal e pimenta a gosto.

Sirva com torradinhas ou legumes em palitos.

Dica: Essa receita é uma ótima companhia para o lanche da tarde das crianças. É saudável, super fácil de fazer, e pode ser servido com pão, bolachas salgadas ou legumes.
Experimente preparar a mesma pasta com outros grãos de feijão, e adicione uma lata pequena de atum, drenado, para dar um novo sabor ao clássico hummus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails