segunda-feira, 9 de maio de 2011

Como Evitar o Desperdício de Alimentos

Segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), em apenas um ano, o número de pessoas que passam fome no mundo aumentou de 832 para 963 milhões. A cifra revela uma crise no setor, refletida tanto na alta dos preços quanto na falta de alguns gêneros alimentícios nos mercados mundiais.

No Brasil, até 70 mil toneladas dos alimentos plantados no país são jogadas, por ano, no lixo. Isso equivale a 64% da safra produzida de alimentos!

Além da infraestrutura precária no armazenamento e transporte, o índice se deve também à falta de sensibilidade dos consumidores, que muitas vezes compram mais do que consomem.

Em países desenvolvidos o desperdício também continua grande. Segundo um levantamento feito em sete países europeus, 250 euros é o valor em dinheiro nada depreciável que, em média, cada pessoa joga no lixo, em termos de comida. Os motivos fundamentais: um planejamento alimentar errado, somado à conservação, ou armazenamento inadequados dos alimentos.

Sendo assim, aqui estão alguns conselhos práticos para reduzir o desperdício de alimentos, e ajudar na sua economia doméstica.


As Compras

Tente pagar as compras em dinheiro vivo. Pode parecer complicado, mas funciona. Somos grandes compradores impulsivos e, sendo assim, será muito útil deixar o cartão de crédito em casa. Isso nos obrigará a ser mais conscientes sobre o que gastamos e o que poderemos realmente consumir.

Procure não ir às compras estando com fome. Um estômago vazio sempre impulsionará você a comprar mais comida do que realmente necessita.

Organize as refeições de acordo com os alimentos que há em casa. Verifique o que tem em sua geladeira, congelador e despensa antes de sair de casa, e faça sua lista de compras de forma racional, sem deixar de respeitá-la em momento algum.

Tenha uma lista dos alimentos a comprar em um quadro perto do refrigerador. Anote também a comida que está sobrando, para lembrar o que você tem a consumir na geladeira. Assim, você poderá usar o que tem armazenado e planejar as refeições antes de ir ao supermercado.

Compre frutas e verduras frescas em feiras. Os alimentos das feiras foram recém colhidos e costumam durar mais tempo. Você também pode comprar quantidades menores, ou embalagens individuais, e assim obter a quantidade exata que necessite, evitando que reste comida, que pode acabar na lixeira.

Verifique as datas de validade. Para evitar comprar alimentos perto do fim do prazo de validade, dê uma olhada no fundo da prateleira. É onde os supermercados colocam os alimentos com datas de validade mais novas.

Em Casa

Fique de olho nas frutas. Uma única fruta ou verdura podre é o suficiente para fazer perder o resto. Retire imediatamente da geladeira os produtos estragados. Mas ao invés de jogá-los no lixo, elimine as partes estragadas e, por exemplo, junte o resto da fruta aos cereais no seu café da manhã.


Evite a abrasão do congelador. Congelar a comida é um ótimo método de prolongar sua vida útil e mantê-la fresca. Mesmo assim, se armazená-la de forma inadequada, a comida congelada acabará com abrasão por congelamento. Evite essa situação usando sacos e recipientes feitos especificamente para o congelador, já que são suficientemente grossos para evitar a umidade e os odores indesejados.

Congelar em pequenas rações. Quanto mais rápido se congela a comida, mais fresca estará quando for descongelada. Como as rações grandes demoram mais para congelar, é melhor optar por porções pequenas na hora de congelar alimentos. E espere que a comida quente esfrie antes de levá-la ao congelador.

Não lave antes de guardar. Lavar provoca o acúmulo excessivo de umidade nas frutas e verduras. O excesso de umidade deixa as verduras e frutas murchas, manchadas e emboloradas. Ao lavar, você pode encurtar o tempo de armazenamento, portanto, não lave as verduras e frutas que queira guardar.


Cozinhe e congele antes que seja tarde demais. Se as verduras estão perto de ficarem ‘vencidas’, e você não teve oportunidade de usá-las, não tem por que jogá-las no lixo. Tente cozinhá-las (na água ou no vapor) e congelá-las, guardando dentro de uma embalagem adequada.

Aproveite as sobras. Sempre que puder, transforme as sobras de comida em uma nova receita. Com um pouco de imaginação, não é muito difícil.

O Banco de Alimentos tem um projeto educativo, o Programa de Educação Nutricional que enfoca, entre outras coisas, o reaproveitamento dos alimentos. http://www.bancodealimentos.org.br/por/educacao/index.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails