quarta-feira, 25 de maio de 2011

Manteiga Caseira (3 Técnicas Culinárias)


Ingredientes (faz 1 xícara)

- 2 xíc. de creme de leite fresco
- ¼ colher (chá) de sal (opcional)

Método 1 - Frasco de Vidro

Pode parecer o método mais cansativo, já que requer certo esforço físico. Mas as vantagens são ao menos duas: menos utensílios para limpar depois, e vai você gastar algumas calorias com o exercício!

Passo 1: Passe o creme de leite fresco da embalagem original para um vidro grande de 1 litro (vazio e esterilizado). Deixe descansar, coberto, mas não tampado, até atingir a temperatura ambiente. O creme pode descansar por até 6 horas.

Passo 2: Feche o frasco firmemente. Agite vigorosamente até separar o creme em uma xícara de manteiga sólida (coalho) e 1 xícara de buttermilk (soro). Isso vai demorar de 20 a 30 minutos (peça a alguém por perto ajuda para revezar-se no exercício!). A manteiga coalhada será de um amarelo pastel lindo, assemelhando-se à ricota.

Passo 3: Derrame o soro em uma tigela separada e guarde para um outro uso, como biscoitos ou bolos.

Passo 4: Coloque a manteiga coalhada em uma peneira fina, forrada com gaze. Deixe correr água fria sobre a coalhada, enquanto mexe delicadamente com uma espátula, para enxaguar todos os vestígios de soro, e a água correndo através da peneira saia clara (cerca de 3 minutos). Isso irá impedir que a manteiga fique rançosa muito rapidamente, e acentuará sua doçura - o ácido no soro (buttermilk) dá um gosto azedo à manteiga. A coalhada gradualmente vai se unindo, enquanto você trabalha nela com a espátula. Junte a manteiga na gaze e esprema delicadamente o excesso de umidade.

Passo 5: Vire a manteiga dentro de um prato ou vasilha grande e volte a trabalhar com a espátula para forçar a saída de mais umidade. Escorra o líquido se necessário. Prove e, se desejar, adicione mais sal.

Passo 6: Transfira para um recipiente de vidro ou embrulhe em papel manteiga. A manteiga caseira mantém-se na geladeira por até duas semanas.



Método 2 – Batedeira de Mesa

Siga o método 1, exceto o passo 2: Coloque o creme de leite em uma tigela funda de batedeira. Se você tiver, use uma proteção contra respingos. Comece a bater o creme de leite em velocidade baixa, para minimizar os respingos, aumentando a velocidade à medida que engrossar. Após cerca de 6 ou 7 minutos, o creme ficará muito grosso e com um tom amarelo-pálido. Isso é perto do ponto de ruptura (ou ponto de separação). Continue até que se separe a manteiga coalhada do soro (buttermilk). Siga as etapas restantes do método 1.


Método 3 - Processador de Alimentos

Siga o método 1, exceto o passo 2: Coloque o creme de leite fresco na vasilha do processador de alimentos, com lâmina de corte. Pulse até que separe o creme em sólidos e soro. Pulse uma vez ou duas vezes mais para bater a manteiga, se desejar.

Siga as etapas restantes do método 1.

Obs.: A mistura que sai do processador de alimentos lembra manteiga quase instantaneamente, e com uma maior separação de coalho e soro. Isto significa que as etapas restantes são mais rápidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails