terça-feira, 21 de setembro de 2010

Tipos de Sal


Existem vários tipos de SAL, cada um contando com suas propriedades particulares, e combinando mais com determinado alimento e receita.

Como acontece com outros alimentos, o sal às vezes é acompanhado de uma má fama que nem sempre é justificada. Evidentemente, não é o melhor amigo de quem sofre de problemas de hipertensão ou de retenção de líquidos.

Entretanto, para quem não sofre desses problemas, o sal, consumido com parcimônia, não só não é prejudicial, como conta com benefícios para o organismo: proporciona ao corpo o sódio e cloro necessários para o equilíbrio hídrico, para evitar a desidratação do organismo e para preservar a atividade muscular e nervosa.

O sal é um condimento milenar, capaz de proporcionar um sabor especial às carnes, pescados, verduras, etc., ou atuar como um potente conservador de alimentos.

Há dois tipos de sal na natureza:

- sal-gema (halita): é cristalizado e aparece em forma de grandes rochas, originadas pela evaporação da água represada em antigos lagos.

- sal marinho: é o sal diluído na água do mar, sendo o mais comercializado no mundo; é obtido nas salinas, verdadeiras fábricas de sal, que se encontram próximas ao mar.

O chamado sal de cozinha, nunca é 100% puro. Em cada 100 g, há 2,5 g de outros sais minerais, principalmente o iodo, além do fosfato de sódio e carbonato de magnésio (esses dois adicionados para evitar que o sal empedre).

Variedades mais comuns de SAL

Sal Fino: é o mais utilizado na cozinha. Se for marinho se dissolve com maior rapidez que o sal-gema, e salga mais.


Sal Grosso: consiste de cristais de sal de tamanho maior. Os ‘chefs’ o usam muito para carnes e peixes, além das conservas.


Sal Iodado: é muito bom para prevenir transtornos como o bócio, lutar contra doenças muito graves como o retardo mental, as deficiências auditivas ou malformações congênitas. Por isso costuma-se recomendar o sal iodado às mulheres durante a gravidez.

Sal Maldon: é um sal inglês, de grande pureza, e com um forte sabor salgado, muito apreciado pelos chefs e gourmets. Um de seus usos mais comuns: adicionar uma pitada de sal Maldon a um filé de carne recém cozido (justo no momento de servi-lo). O resultado é delicioso!


Sal de Guerande: se encontra na Bretanha francesa. Com uma leve cor acinzentada, é muito rico em oligoelementos, muito natural e sem nenhum tipo de aditivos.


Sal Negro: conhecido como ‘kala namak’, é produzido no norte da Índia. É um sal pouco refinado e com um sabor muito característico. Sua cor é rosada.

Sal Defumado: além de salgar, dá um toque defumado, como se fosse uma especiaria. Usa-se muito na cozinha oriental. Combina bem com pescados e cogumelos.


Sal de Especiarias: à base de produtos orgânicos, como pimenta, cravo, gengibre, noz moscada, aipo. Combina com carnes brancas, e pescados brancos.

Sal Rosa Himalaio: esse sal formou-se por depósitos fósseis marinhos há mais de 250 milhões de anos. Usado na culinária gourmet, e para tratamentos de beleza. Vai bem com saladas, sopas, vegetais, frutos do mar e cereais.


Sal com Trufas: uma mistura de trufas secas granuladas, com sal marinho. Por causa da trufa, esse sal tem um sabor muito forte e exótico. Fica ótimo polvilhado sobre risotos, cogumelos e massas.

5 comentários:

  1. Amei seu blog. muito util e bem feito. Vou te seguir... espero sua visita e seu apoio no meu.

    http://vivendocomceliaco.blogspot.com/
    Abraços

    Livia

    ResponderExcluir
  2. Oie
    Gostaríamos de comunicar que a nossa empresa, a Cupcake.ito, tem em sua linha de produtos um cupcake sem Gluten (Gluten Free).
    Ele foi feito em homenagem a uma grande amiga nossa que é celíaca e que morria de vontade de comer os nossos bolinhos. Hoje ela pode.
    Se quiserem passar os nossos contatos para os associados, por favor, fiquem a vontade.
    Um grande abraço,
    Daniela
    www.cupcakeito.com.br
    Nossa comunidade:
    http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=93162088

    ResponderExcluir
  3. Oi Liv,
    muito obrigada pelos elogios!
    li o depoimento no seu blog e fiquei emocionada. continue apoiando seu querido marido que vocês serão muito felizes.

    abraços,
    Sabrina.

    ResponderExcluir
  4. Oi Daniela,
    fiquei louca para provar seus cupcakes, parecem maravilhosos!
    e parabéns pela iniciativa de fazer bolinhos sem glúten.
    boa sorte com seu empreendimento!

    abraços,
    Sabrina.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pela visita... hoje vou escrever mais... também fiquei louca com os cupcakes, mas eu moro no RJ!! :( Precisamos de mais inciativas assim por aqui... bjss

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails