terça-feira, 21 de setembro de 2010

Mexilhões ao Molho Escabeche



De todos os moluscos, o mexilhão é o mais rico em proteínas e ferro. Embora muito nutritivo, tem baixo valor calórico (80 calorias em cada 100 g), o que o torna recomendável para regimes de emagrecimento.

O mexilhão é também um alimento muito digestivo, quando não preparado com molhos fortes.

O mexilhão é mais comum nos meses de maio a agosto. Ao comprá-lo, você deve ter certeza absoluta de que está fresco, pois se não estiver pode provocar intoxicações sérias.

Como escolher o produto fresco:
- As conchas devem estar completamente fechadas, indicando que o molusco está vivo; caso estejam um pouco abertas, devem se fechas na mesma hora em que são tocadas; quanto ao aspecto, as conchas devem estar lisas, úmidas e brilhantes;

- O mexilhão tem normalmente um forte mas agradável cheiro de mar; odores enjoativos ou estranhos indicam deterioração;

- Segure alguns mexilhões na mão - se estiverem muito leves, é porque já morreram, e a água que as conchas contêm já vazou. Você também pode comprar mexilhões congelados, sem concha e embalados em plástico. Mantenha-os na embalagem original até o momento de usar;

- Os mexilhões frescos, na concha, devem ser consumidos no mesmo dia da compra e precisam permanecer vivos até o momento do uso. Sem retirar as algas ou limo, envolva-os num pano úmido, ou coloque-os numa tigela com um pouco de água no fundo, cobrindo com um pano úmido. O mexilhão congelado deve ser mantido no congelador até algumas horas antes do preparo.

Ingredientes

- 2 kg mexilhões
- 1 cebola
- 1 colher (sopa) de páprica
- 1 cabeça de alho
- 2 folhas de louro
- 1 colher (chá) de pimenta-do-reino em grão
- 200 ml de vinagre
- 200 ml de água
- 200 ml de azeite de oliva
- sal

Como Fazer

1-Lave bem os mexilhões, removendo a areia e a “barba” com uma escova. Coloque-os dentro de uma panela tampada, em fogo alto, sem água. Ao começar a sair vapor, segure a tampa e dê uma sacudida na panela por algumas vezes. Deixe cozinhar até que todas as conchas se abram. Retire do fogo, deixe esfriar e separe a carne da concha.


2- Descasque e pique a cebola (em Juliana). Coloque numa vasilha o azeite, a cebola picada, o alho cortado ao meio, a pimenta e o louro. Numa frigideira grande refogue esses ingredientes em fogo baixo, até que a cebola fique macia. Adicione a páprica, o vinagre, a água e o sal; deixe ferver por 5 minutos. Junte os mexilhões, espere que volte a ferver e tire do fogo.

3- Deixe o escabeche esfriar e guarde na geladeira por ao menos 24 horas. Sirva em temperatura ambiente.


Se comprar o molusco fresco, você pode guardar as conchas para enfeitar o prato, ao servir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails