quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Atum com Feijão Branco

Uma combinação diferente, mas super saudável e o melhor, muito saborosa.
Montar esse prato é muito fácil e rápido. Se você não tiver tempo para cozinhar o feijão, use o feijão branco enlatado.


Os feijões contém proteína com baixo teor de gordura, fibras, vitaminas do complexo B, ferro, folato, potássio, magnésio e fitonutrientes.

O feijão é muito importante em qualquer dieta, por reduzir o colesterol, combater doenças cardíacas, estabilizar o açúcar do sangue, reduzir a obesidade, aliviar a constipação, a diverticulite, a hipertensão e a diabete tipo II. E não esqueça de que ingerir proteína vegetal conduz a menor perda de cálcio que com a proteína animal, um benefício para as pessoas vulneráveis à osteoporose.

Os feijões brancos (cannellini) têm a forma de um rim. De textura cremosa e macia, são bons para sopas e saladas.

O prato de atum e feijões brancos, passo a passo:
1- Prepare com antecedência 450g de feijão branco, ou use o feijão enlatado.


2- Coloque o feijão dentro de um escorredor, para retirar o excesso de líquido.
Tire o atum (em posta) da lata (2 latas) e deixe escorrer dentro de uma peneira.


3- Enquanto isso, prepare o molho: numa vasilha, misture 1/2 xíc. de vinagre de arroz, 2 c.s. de azeite de oliva, 1 c.s. rasa de açúcar, 1 pitada de sal, pimenta-do-reino, 1 c.c. de gengibre fresco ralado, 1 dente de alho picado.
Dica: se quiser, prepare um vinagrete de sua preferência, mas procure usar temperos suaves.

4- Divida esse molho em duas vasilhas.


5- Numa das vasilhas coloque o feijão, e na outra o atum. Misture com cuidado.


6- Corte em rodelas finas: 2 ramos de cebolinha, 1 cebola roxa, 1 tomate.


7- Monte os pratos individuais, como mostra a foto:


8- Sirva em seguida. E bom apetite!

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